Parceria visa auxiliar crianças e adolescentes em situação de rua em Salvador

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), firmou uma parceria com o Projeto Axé para ampliação de ações em benefício de crianças e adolescentes em situação de rua em Salvador. Por meio da parceria, novas metas e ações foram estabelecidas, a exemplo do aumento da formação qualificada de agentes públicos e sociais, com formação continuada e encontros pedagógicos denominados Educadores de Rua.

Além disso, receberão aporte técnico 57 agentes públicos e sociais, sendo 18 indicados pelo Projeto Axé e 39 pela Sempre, mais 150 operadores dos serviços que constituem a rede sócio-assistencial de atenção a população em situação de rua na capital baiana. Outra meta de destaque é o apoio e fortalecimento familiar a mais 100 famílias.

O titular da Semps, Léo Prates, afirmou que as principais contribuições da parceria são a ampliação do conhecimento dos colaboradores do Serviço Especializado da Assistência Social (Seas), bem como o aprendizado acerca da educação de rua como facilitador no processo de construção dos vínculos com a população em situação de rua, em especial crianças e adolescentes. “Este será um legado de suma importância à política municipal na área de Assistência Social”, pontua o secretário.

Qualificação – Utilizando como principal recurso material o veículo “AxeBuzu”, o Projeto Axé atualmente realiza por ano a busca ativa de 800 crianças, adolescentes, jovens e familiares em situação de rua, e 1.500 observações em locais estratégicos. O veículo equipado possui equipe técnica capacitada que realiza os encaminhamentos para as unidades de atendimento do Projeto Axé, instituições parceiras, serviços das Políticas Públicas Setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Conforme a gestora da parceria, Ravena Lima, que é subcoordenadora das Ações de Alta Complexidade da Diretoria de Proteção Social Especial da Sempre, o trabalho com o Projeto Axé tem contribuído para a qualificação do Serviço Especializado em Abordagem Social executado pelo órgão. “Sobretudo pela possibilidade da educação continuada ofertada aos colaboradores da secretaria, conforme meta do Plano de Trabalho, e consequente aplicação do aprendizado para a soma de resultados relacionados à população em situação de rua em Salvador”, destaca.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados