Fabíola Mansur homenageia biotécnica baiana por prêmio conquistado nos EUA

A deputada Fabíola Mansur (PSB) parabenizou a biotécnica Anna Luísa Santos, 21 anos, pela premiação no desafio HackBrazil, nos Estados Unidos. A baiana foi uma das responsáveis pela criação de tecnologia de filtragem de água através da luz solar para atender regiões do semiárido. De acordo com a parlamentar, invenções como esta reforçam a importância de uma legislação específica para a ciência e a tecnologia.

“Deixo registrado neste documento a grande importância das startups e dos projetos de iniciação científica para nossa juventude que busca encontrar soluções nos vários segmentos. Volto a afirmar a importância da aprovação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação para tornar a Bahia num ambiente ainda mais favorável”, afirmou a socialista.

O sistema de filtragem sustentável foi pensado para ser ligado às cisternas utilizando radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo em regiões castigadas pela seca. A tecnologia já foi implantada em cidades de quatro estados do país. A ideia nasceu da vontade de em solucionar um problema muito comum no Nordeste do Brasil: a falta de acesso à água potável.

A jovem formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) abraçou a ideia ao lado de outros três e conquistaram um prêmio em dinheiro e obtiveram a segunda colocação na competição HackBrazil, evento brasileiro de tecnologia realizado em Boston (EUA) que premia iniciativas empreendedoras.

A etapa final da competição aconteceu no dia 5 de abril durante a Brazil Conference, evento que acontece desde 2015 e é coordenado por alunos brasileiros de Harvard e do MIT, instituições das mais conceituadas entre as faculdades norte-americanas para promover o encontro com líderes e representantes do país. A competição reuniu 400 startups de tecnologia.

A tecnologia vencedora foi batizada de “Aqualuz”. Uma caixa de inox que é coberta por um vidro e uma tubulação simples ligada à cisterna, um reservatório usado para armazenar água da chuva ou de caminhão-pipa. A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. A importante iniciativa ajuda também na redução dos índices de doenças.

Os parabéns se estenderam a toda equipe, formada por Letícia Nunes Bezerra, aluna do Curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcela Sepreny, graduanda em Engenharia Química no Centro Universitário Senai Cimatec (BA), Lucas Ayres, profissional formado em Ciência da Computação pela Ufba, responsável pelo design e marketing do Aqualuz.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados