Salvador: Jornalistas são homenageados em sessão especial na Câmara

As dificuldades enfrentadas pelos jornalistas e a importância da profissão na sociedade foram temas destacados pelo vereador Luiz Carlos (PRB), secretário de Comunicação da Câmara, na sessão especial comemorativa pela passagem do dia da categoria (7 de abril). Na atividade legislativa ocorrida na manhã desta terça-feira (30) no Plenário Cosme de Farias, o parlamentar falou da proliferação de fake news (notícias falsas) e defendeu “a prática do bom jornalismo, plural e democrático”.

Ainda em sua fala, Luiz Carlos apresentou dados da ONG Repórteres sem Fronteiras apontando que o Brasil ocupa o 105° lugar quando o assunto é segurança no exercício da profissão, caindo três posições. “A piora deve-se ao ano agitado, com o assassinato de quatro jornalistas, a crescente fragilidade de profissionais independentes que cobrem temas como corrupção ou o crime organizado”, analisou.
Ao destacar a proliferação de notícias falsas, defendeu a checagem de informações publicadas. “Isso pode ser feito por profissionais formados, preparados e gabaritados”, disse Luiz Carlos. Na abertura dos trabalhos, ele pediu um minuto de silêncio em memória dos jornalistas mortos no Brasil, ressaltando a figura de Tim Lopes.

Mobilização

A proliferação de notícias falsas também foi ressaltada por Osvaldo Lyra, diretor de Comunicação da Câmara, que ocupou a direção dos trabalhos durante o discurso de Luiz Carlos. Ainda nas suas considerações, defendeu “a mobilização da categoria” e afirmou que “todo dia é dia do jornalista”.

Para Marjorie Moura, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia, “a base da profissão é a ética”. Ela considerou o jornalista como “a voz da sociedade”.

A motivação de ensinar marcou a fala de Camila Boto, coordenadora do Curso de Comunicação da Faculdade 2 de Julho. Também atuante na área de educação, Antoniella Devanier, coordenadora do Curso de Comunicação do Centro Universitário Estácio da Bahia, falou do orgulho de formar profissionais.

“Fazer jornalismo é um grande desafio diário”, afirmou Ivan Santana, editor do site Repórter Hoje. Já Pâmela Lucciola, apresentadora da Band e da TV Câmara, lembrou do começo da carreira atuando na área de cultura da TVE. Ela frisou que “jornalista não é celebridade”.

Devoção

A apresentadora Jéssica Smetack considerou o jornalismo como “uma devoção”. A colega Camila Marinho frisou que o papel do jornalista é “informar com credibilidade”. Para a apresentadora Maiane Nogueira, o importante é “servir à sociedade”.

Editor do site Classe Política, Jones Almeida relacionou imprensa com democracia. O colega Eduardo da Luz, do site Fala Cajazeiras, disse que “sem a comunicação o mundo não anda”. Já Silvana Oliveira, coordenadora de Jornalismo da Rádio Sociedade, defendeu a liberdade de imprensa e contou passagens da própria trajetória profissional iniciada em São Paulo.

A sessão especial também teve apresentação musical de Ed Cazaes e a Banda de Música da Prefeitura Municipal de Salvador entoou o Hino ao Dois de Julho.

Categorias: Destaque,Noticias

Comentários estão fechados