Cultura indígena é destaque no Centro Cultural Solar Ferrão

Em comemoração ao Dia do Indígena, celebrado em 19 de abril, a etnomusicóloga Emília Biancardi fará uma palestra nesta terça-feira (30), às 9h30, sobre a coleção de instrumentos musicais indígenas que compõem a sala ‘O Som dos Esquecidos’, parte da Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. O evento faz parte da programação especial promovida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para o evento ‘Cultura Indígena em Foco’, que acontece no período de 26 a 30 de abril, no Pelourinho. A programação trará como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e do Extremo Sul (Coroa Vermelha).

A palestra, acompanhada de breve apresentação da Orquestra Museofônica, foi um convite do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e será realizada na própria sala (no Centro Cultural Solar Ferrão – Pelourinho). “É responsabilidade da CCPI atuar em diversas culturas. Estamos aproveitando o mês de abril para dar destaque para os primeiros povos dessa terra (os indígenas). Convidamos Emília Biancardi para realizar uma palestra por conta da sua vasta experiência na música e na cultura indígena”, disse André Reis, diretor da CCPI.

Com isso, a responsável pela maior coleção de instrumentos musicais dos indígenas no Brasil pretende contribuir para que a cultura musical indígena seja mais conhecida. “Temos exceções, mas no geral as pessoas esquecem que, quando os povos invasores chegaram no Brasil, e depois os negros, os indígenas já tinham seus instrumentos musicais, já tinham suas músicas e danças. Queremos transmitir esse conhecimento com a coleção”, informa Emília.

No evento, Biancardi vai dar destaque, por exemplo, aos monocórdios de boca (instrumento usado por indígenas do Amazonas) e vai convidar o público a cantar junto duas músicas dos Camaiurás (povos indígenas do Alto Xingu) com as flautas jacuí (instrumento cerimonial usado pelos Camaiurás em ocasiões especiais), acervo que faz parte de sua pesquisa durante sua moradia com esses povos.

Pesquisadora reconhecida internacionalmente, compositora, escritora e colecionadora, Biancardi doou para o Estado a sua coleção de 227 instrumentos musicais produzidos por povos tradicionais de diversos países do mundo, como México, Colômbia, Suriname e Cordilheira dos Andes, Espanha, Gana, Senegal, Congo, Madagascar, Níger, Zaire, Etiópia, Arábia Saudita, Tailândia, Bahamas, Japão e Nepal, dentre outros. Além de estados brasileiros como Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Ceará e do Parque Nacional do Xingu.

A Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi apresenta um acervo com mais de mil peças coletadas e recriadas nos cinco continentes, com destaque especial para os instrumentos musicais indígenas brasileiros, além dos africanos e afro-brasileiros. Aberta ao público, a mostra pode ser conferida de terça a sexta-feira das 10h às 17h e sábado das 13h às 17h, no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho.

Considerada como um verdadeiro museu cênico, a Orquestra Museofônica foi criada em 2012 e surgiu a partir da ideia da museóloga Ana Liberato em criar uma orquestra com os colaboradores dos museus sob a direção da Dimus/ Ipac, objetivando um aprendizado sobre o manuseio e conhecimento de instrumentos musicais, suas possibilidades, musicalidades, histórico, restauração e a possível recriação.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados