Editais sobre economia circular e conectividade têm inscrições prorrogadas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), prorrogou as inscrições para duas chamadas tecnológicas na cidade que se encerrariam na quinta-feira (25): Chamada Cidade Conectada e Desafio de Impacto Salvador Resiliente – Economia Circular. Ambas foram prorrogadas para os dias 16 e 17 de maio, respectivamente.

As chamadas são voltadas para pessoas físicas, organizações sociais, empresas, empreendedores, pesquisadores, inventores, estudantes e startups. A chamada Cidade Conectada tem o objetivo de selecionar projetos de base tecnológica que se proponham a melhorar a conexão entre cidadãos, poder público e veículos de comunicação de forma eficiente e transparente. Ela é a quarta lançada através do Edital de Inovação para a Indústria, por meio de uma parceria da Prefeitura com o jornal Correio e o Senai Cimatec.

Para a Cidade Conectada, serão selecionados até cinco empreendedores (as) de todo o Brasil que ofereçam soluções inovadoras aos temas propostos: Universalização do acesso à internet; Internet das Coisas (IoT) para conectividade; transparência; e engajamento do cidadão. Os projetos receberão o investimento de R$ 150 mil cada e devem ser executados em Salvador numa duração máxima de 12 meses. As inscrições podem ser realizadas na plataforma www. chamadacidadeconectada. com até o dia 16 de maio.

Economia Circular – A outra chamada, Desafio de Impacto Salvador Resiliente – Economia Circular, tem o objetivo de encontrar e incentivar soluções que contribuam para fortalecer a resiliência na capital baiana, tendo como foco a economia circular. Trata-se de uma parceria da Prefeitura com a Fundação Avina, o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) e o Programa 100 Cidades Resilientes (100RC).

Os interessados nesta chamada devem ter desenvolvido tecnologias, técnicas ou metodologias prontas que contribuam para os sistemas de economia circular nos setores de gastronomia, resíduos sólidos e/ou tratamento de água e esgoto. Alguns dos desafios propostos no edital são o incentivo ao reaproveitamento de alimentos e/ou diminuição do seu desperdício; aumento da reciclagem e reutilização de resíduos; reutilização e/ou tratamento de efluentes de processos industriais, comerciais e/ou residenciais, dentre outros.

Os selecionados terão pouco mais de US$13 mil para aplicar a solução escolhida em Salvador. Além disso, eles vão ter acesso a mais de 150 horas de assessoria, capacitação e mentoria feita pelo Parque Social para o desenvolvimento da solução. As inscrições vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas pelo link https:// retos. innovacionconsentido. org/ algodon?lang=pt.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados