Sempre na Comunidade realizará 300 atualizações cadastrais para Bolsa Família

Quem passou pela Praça Municipal, na manhã desta quinta-feira (25), pôde conferir de perto uma novidade lançada pela Prefeitura e que beneficiará milhares de famílias carentes de Salvador, com realização diária de 300 inscrições e atualizações cadastrais para benefícios sociais. É o projeto Sempre na Comunidade, cuja estrutura (um micro-ônibus e uma van equipados) e funcionamento foram apresentados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Léo Prates.

De acordo com o prefeito, o projeto vai chegar aos principais bairros de Salvador com o objetivo de fazer o cadastramento das pessoas aos programas sociais. “Hoje trabalhamos com o CadÚnico, que é uma única base de dados onde cada pessoa fica cadastrada e, a depender da condição, tem direito e acesso a determinado programa social, como Bolsa Família. A ideia é manter atualizados os cadastros de maneira permanente e, além disso, fazer a busca ativa das famílias que têm direito a esses benefícios e que ainda não estão recebendo por vários motivos”, explicou ACM Neto.

Um micro-ônibus adaptado com acessibilidade, sanitários e rede logística, além de um veículo tipo van, percorrerão inicialmente com a equipe da Sempre para os dez maiores bairros soteropolitanos. “Os veículos vão até à comunidade, pois sabemos que, às vezes, a pessoa sequer tem informação ou dinheiro do transporte para chegar à Sempre. Está sendo invertida a lógica: em vez de a pessoa ir à Prefeitura, é a Prefeitura quem vai até a pessoa”, explicou ACM Neto.

De acordo com o secretário Léo Prates, a iniciativa tem investimento de R$600 mil e visa realizar diariamente 300 cadastros no programa Bolsa Família nas principais comunidades de Salvador. As primeiras localidades a receber o projeto são Paripe, São Cristóvão, Periperi, Plataforma, Fazenda Grande do Retiro e Itapuã. No entanto, o projeto deverá ser levado, gradualmente, a todos os pontos da cidade. Para o atendimento, é necessário dispor apenas de RG, CPF e comprovante de residência de todos os componentes da família.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados