SineBahia móvel oferece diversos aos moradores de Fazenda Coutos

Uma unidade móvel do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) estacionou no fim de linha do bairro de Fazenda Coutos, na manhã desta sexta-feira (5). Os serviços oferecidos à população incluem emissão de carteira de trabalho, intermediação e cadastro de mão de obra e ainda um bate-papo com uma especialista sobre dicas de como elaborar currículos.

A ação da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), ao qual o SineBahia está vinculado, é itinerante e, nessa visita a Fazenda Coutos, vai atender 150 pessoas, entre pesquisa e cadastramento e emissão de carteiras. A gerente da unidade central do SineBahia, Gabriela Fagundes, destaca que “a crise econômica atinge de forma desigual os diversos grupos sociais do país. No âmbito do desemprego, o grupo mais afetado é o formado por jovens mulheres negras. Essa ação do SineBahia pretende, justamente, aproximar esse público das vagas de emprego”.

Estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, Nalanda Ribeiro mora em Plataforma e decidiu ir até Fazenda Coutos para ter a tão desejada carteira de trabalho. “Ainda não posso trabalhar, mas quando chegar ao Ensino Médio quero estar preparada. Aqui é perto e o serviço ainda é gratuito”, comentou.

Dicas

Durante os atendimentos, a supervisora do Serviço de Psicologia e Qualificação Social e Profissional do SineBahia, Juliete Barreto, deu dicas importantes a fim de tornar o currículo dos candidatos mais atraentes para as empresas. “É preciso ter muito cuidado para não deixar erros ortográficos, só colocar foto se for solicitado e ser claro quanto ao objetivo profissional. Quem entrega um currículo tem que ter em mente que se trata de um documento que serve de guia para o entrevistador”, alerta a especialista.

Priscila Soares mora perto de onde aconteceu a ação e chegou cedo para pesquisar vagas que se encaixem no perfil profissional. “Já atuei como camareira e outras funções de limpeza e quero muito trabalhar. São cinco anos desempregada, mas tenho esperança que estou perto de conseguir uma ocupação”, conta.

Geração de empregos

Mesmo diante dos números registrados de desemprego no Brasil, a Bahia apresentou números positivos em fevereiro deste ano, com 5.706 novos postos de trabalho com carteira assinada, consolidando-se como o estado do Nordeste que mais gerou emprego no período. Entre os estados brasileiros, ocupou a 8ª posição. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados