Prefeitura promove curso de reciclagem para mais 40 Guardas Municipais

De janeiro a abril deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) já capacitou 120 guardas. Dando andamento ao cronograma de capacitação continuada, a GCM iniciou, ontem (1), as aulas para mais uma turma, dessa vez com 40 agentes. A programação segue até sexta-feira (5), na sede da instituição, na Fazenda Grande do Retiro.

A corporação realiza o curso de reciclagem mensalmente, e o público alvo são agentes que retornam do período de férias. O objetivo dos ensinamentos, com carga horária de 40 horas, é aprimorar os conhecimentos daqueles que atuam na proteção do patrimônio público e participam de atividades de patrulhamento em grandes eventos.

Durante toda a semana serão abordados temas referentes a legislação, disciplina, defesa pessoal e primeiros socorros, além de discussões sobre racismo institucional e proteção patrimonial. A iniciativa é realizada pela Gerência de Desenvolvimento Humano e Qualificação, através do Centro de Formação. Durante as aulas, inspetores e supervisores reforçam teorias sobre a missão da GCM, levando em consideração a conduta durante o exercício das atividades, o cuidado com o fardamento e o respeito no trato com o cidadão.

Para a gerente de Desenvolvimento Humano e Qualificação e responsável pela capacitação da GCM, Elza Carolina do Nascimento, a medida é uma espécie de reciclagem. “Nossos colaboradores vão para as férias e quando voltam passam por este curso antes de voltar para ruas. Desde setembro passado que temos feito essa capacitação e os resultados tem sido ótimos”, destacou, ressaltando que iniciativa busca assegurar maior qualidade no atendimento à população.

Missão – Integrada a corporação há dez anos, Lélia Batista, 46, atua na Unidade de Saúde da Família (USF) de Cajazeiras X. Depois de um mês de férias, ela estava entre os 40 colegas que participam do curso. Para a GCM, recordar os ensinamentos teóricos e práticos é de suma importância para os guardas. “São práticas do dia a dia como o cumprimento dos horários, como chegar no posto, como passar o serviço para o colega, como se comportar para melhor proteger o patrimônio e salvaguardar o cidadão. Essa é a nossa missão”, disse.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a GCM tem constante preocupação em preparar e treinar seu efetivo. “Neste curso fazemos o resgate dos valores da instituição para que nossos guardas executem suas funções do dia a dia com melhor qualidade e mais conhecimento. Além disso, possibilita a interação entre os colegas, gerando um bate papo saudável, com troca de ideias que só agregam na prestação do nosso serviço. A GCM se recicla diariamente. Temos o cuidado de melhorar mais e mais a qualidade do serviço que prestamos a Salvador. É de extrema importância essa iniciativa que insere o servidor em um momento de aprendizado”, salientou,

Trabalho diário – A Guarda Civil Municipal (GCM) foi criada por meio de uma Lei Orgânica Municipal, no dia 11 de julho de 2007. Atualmente, a instituição conta com 1.219 colaboradores, sendo 1.083 homens e 136 mulheres, que atuam durante 24 horas, em esquema de plantão, durante os sete dias da semana. Além de todo suporte de proteção ao patrimônio e apoio em eventos públicos, a corporação desenvolve um trabalho cultural importante, por meio da Banda de Música da Guarda que participa de eventos solenes e atividades comunitárias. Ano passado, além do Curso de Capacitação Continuada, outras 47 capacitações foram ofertadas aos agentes da GCM.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados