Lançamento de série de vídeos marca Dia de Conscientização do Autismo

Quatro personagens e uma família em busca do melhor caminho para o desenvolvimento de Artur, diagnosticado com espectro autista aos três anos. Foi assim que surgiu o projeto transmídia AUTS, série com 26 vídeos lúdico-educativos voltados para crianças com necessidades especiais. Disponível no site do projeto e no aplicativo Play Kids, a iniciativa foi lançada nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

“Foi uma ideia singular que nasceu dentro do nosso núcleo familiar para ajudar Artur a se comunicar com a família e, principalmente, com o mundo, que é o objetivo. Vendo que ajudou nossa família, percebemos o poder que o projeto tem de ajudar outras famílias. Então, AUTS se tornou um projeto de comunicação transmídia”, explica o idealizador da iniciativa e pai de Artur, Renato Barreto.

O AUTS tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), que estimula o desenvolvimento cultural na Bahia a partir da renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. “O Fazcultura tem uma diversidade enorme de projetos. São iniciativas culturais, mas também que trazem a cultura em transversalidade com outras áreas, como a educação”, destaca a coordenadora do Fazcultura, Mariana Pereira.

O personagem principal da série é Auts, um menino de seis anos representado por um quadrado azul e dublado pelo próprio Artur, hoje com 13 anos. O pai, Renato, dubla Cachorro, um triângulo laranja que ajudou o garoto a superar o medo do animal a ponto de a família adotar Caneco, um cachorro da raça pug.

A mãe de Artur, Fernanda Arraz, dubla Ana, uma menina de sete anos no formato de círculo rosa. Dublado pelo irmão de Artur, David é um retângulo verde, representando um menino de oito anos que ajuda o garoto a lidar melhor com as necessidades do irmão. “Com os vídeos, Artur cresceu em tudo: oralização, verbalização, dicção e socialização. Ele amava ir para o estúdio gravar. No dia que ele não ia, ele perguntava. Eu acho que AUTS, além dessa parte prática de falar melhor, trouxe uma coisa muito importante para ele: motivação. É muito importante a gente acreditar nas pessoas autistas e no potencial deles. O AUTS trouxe isso para Artur e eu acho que vai fazer com que as famílias acreditem e achem uma janela dentro das suas realidades e invistam no seu filho”, relata Fernanda.

Além de apoiar esta iniciativa, o Governo do Estado possui o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), que oferece serviços comunitários, de saúde e educação gratuitamente. O atendimento é realizado na sede do órgão, no bairro do Campo Grande, em Salvador. Mais informações podem ser obtidas no telefone (71) 3336-6147.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados