Creas do Garcia é entregue durante aniversário de 470 anos de Salvador

Como parte das comemorações do aniversário de 470 anos de fundação, celebrado nesta sexta-feira (29), Salvador ganhou mais um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), instalado na Rua Pacifico Pereira, 34, no Garcia. A cerimônia teve as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Léo Prates, dentre outras autoridades, corpo técnico e populares.

O prefeito ressaltou a importância do equipamento como apoio para famílias, principalmente as mais pobres, que passam por dificuldades. “Por exemplo, há casos em que o pai e a mãe, com filhos, estão desempregados e em uma situação de muita necessidade de sobrevivência. Então, é claro que, nesse conjunto de políticas públicas, cabe à Prefeitura dar essa assistência e também dar um suporte a essas famílias para superar essa condição e ter uma perspectiva diferente para o futuro. Essa é a razão da Prefeitura: cuidar da vida das pessoas mais pobres”, afirmou ACM Neto.

A unidade terá capacidade de atendimento mensal a 103 famílias em situação de violação de direitos. O centro de referência contará com equipe multidisciplinar composta por gerente, psicólogo, assistente social, advogado e educador social. O público-alvo abarca desde crianças e adolescentes, vítimas de exploração sexual, até mulheres em situação de violência, bem como adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, dentre outros.

As ações desenvolvidas no local envolverão acompanhamento, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, encaminhamentos à rede socioassistencial, reuniões e ações comunitárias, palestras voltadas às famílias e à comunidade, oficina de convivência e de trabalho socioeducativos e campanhas socioeducativas.

Administrado pela Semps, o Creas no Garcia funcionará de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O custo anual para o funcionamento do equipamento será de R$ 1 milhão.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados