Bruno Reis destaca avanços de Salvador em evento sobre resiliência

O vice-prefeito Bruno Reis destacou as iniciativas da gestão municipal para superar obstáculos e enfrentar as demandas do mundo contemporâneo, de maneira sustentável, no talk show “Desafios das Cidades Resilientes”, no Hotel Wish, nesta quarta-feira (27). Ao lado da vice-prefeita de Atenas, Eleni Myrivili, e do diretor para a América Latina do Programa 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata, Bruno Reis falou sobre os investimentos e avanços da capital baiana nas áreas da educação, saúde, turismo, cultura, habitação e infraestrutura urbana.

Ao abordar o processo de transformação pelo qual vem passando Salvador, Bruno Reis ressaltou a importância do planejamento para garantir os avanços alcançados nos últimos anos, citando a Estratégia de Resiliência, lançada ontem, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), aprovado pela Câmara em 2016, modernizando a legislação da cidade, além dos programas de Mobilidade Urbana e de Saneamento. “Também fazemos avaliações frequentes da execução do planejamento estratégico da capital, que é pensada em longo prazo”, afirmou Bruno.

O vice-prefeito falou sobre os investimentos feitos na educação, com a construção, reforma e reconstrução de mais de 234 unidades de ensino, a ampliação no número de professores e o aumento de vagas na rede pública, especialmente com os programas Primeiro Passo e Pé na Escola. “Salvador é, hoje, uma das capitais que mais crescem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil”, assinalou Bruno Reis. Na saúde, ele abordou a expansão da cobertura da atenção básica e a implantação do Hospital Municipal.

Bruno Reis defendeu as iniciativas da Prefeitura para reposicionar a capital baiana e estimular o turismo de sol e praia, assim como de eventos e negócios. Entre outras ações, ele citou os investimentos previstos para o Centro Histórico, da ordem de mais de R$ 300 milhões, além da recuperação de 17 trechos de orla e da construção do novo Centro de Convenções. Na área de inovação e tecnologia, Bruno abordou a implantação do Hub Salvador, no Comércio, e do Centro Colabore, que será inaugurado em breve no Parque da Cidade.

Estratégia de Resiliência

Presente ao evento, a vice-prefeita de Atenas, Eleni Myrivili, parabenizou o plano de resiliência de Salvador, lançado ontem (26), no Forte de São Diogo, na Barra. De acordo com ela, na cidade grega, o programa foi iniciado na primavera de 2017. “Essa abertura de Atenas para pessoas e organizações de fora representou uma mudança muito importante, ainda mais porque estávamos passando por uma crise, com muita gente da classe média ficando pobre e sem teto”, frisou.

Alguns resultados, segundo Eleni Myrivili, foram alcançados rapidamente. Em 2018, Atenas foi reconhecida como a capital tecnológica da Europa. “Soubemos fazer mais com menos”, asseverou. O diretor para a América Latina do Programa 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata, falou sobre os desafios da implantação da estratégia. “A rede de 100 Cidades Resilientes tem a necessidade de conseguir converter o plano em ações concretas – para que não seja apenas um conjunto de boas intenções”, disse.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados