Estudantes apresentam inovações e tecnologias sociais em Salvador

Estudantes da rede estadual de ensino irão apresentar, nesta segunda-feira (25), 23 projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, no Instituto Anísio Teixeira, que faz parte da estrutura organizacional da SEC, em Salvador.

Os projetos apresentam inovação e tecnologias sociais, de baixo custo e com grande alcance social. Entre eles estão o bloco ecológico feito com a fibra de coco, e os biocombustíveis desenvolvidos com os frutos da sideroxylon obtusifolium (quixabeira), com a borra de café e com óleo saturado. Também serão expostos o creme dental a base de juazeiro, a pomada cicatrizante da casca da jurema preta e uma ração para cachorros natural e livre de conservantes. A atividade será aberta ao público, das 8h às 17h, e segue até quarta-feira (27).

Trata-se de uma mostra da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Matemática da Bahia, (Feciba), promovida pela Secretaria da Educação do Estado. Os projetos abordam questões como sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo e saúde, dentre outros, que buscam solucionar problemas identificados pelos estudantes no meio em que vivem. Os trabalhos expostos serão avaliados por uma comissão especializada e 23, dos 46 estudantes expositores, receberão uma bolsa de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq), para que possam dar continuidade seus projetos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados