Governo justifica Reforma com mentiras, alerta Pelegrino

Em pronunciamento na última terça-feira (19), o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) denunciou como “mentirosas” as justificativas do governo Bolsonaro para a Reforma da Previdência (PEC 06/19). “O governo mente ao dizer que a proposta é para combater privilégios. Na verdade, 85% da economia prevista será feita em cima dos trabalhadores e dos pobres brasileiros, porque, de R$ 1,1 trilhão previsto, R$ 1,85 bilhão virá do Regime Geral, que paga até dois salários mínimos, e dos benefícios assistenciais” – esclareceu o deputado.

Para fortalecer a Previdência, Pelegrino sugere a taxação de lucros e dividendos e das grandes fortunas; o fim de algumas desonerações; e a cobrança dos sonegadores. “A reforma de 2003 já apresentou o caminho: o teto com a Previdência complementar, como a União e os Estados já instituíram. A proposta do Governo é uma reforma dos banqueiros, fiscalista, que quer acabar com a aposentadoria e com os benefícios sociais do povo brasileiro” – declarou.

Pelegrino afirmou ainda que o sistema de capitalização previsto na proposta retira recursos do Regime Geral para entregar aos bancos, reduzindo a arrecadação e inviabilizando a Previdência Social no Brasil. “Esse sistema de capitalização foi adotado no Chile, onde 80% dos trabalhadores nem sequer conseguem se aposentar com um salário mínimo”.

O deputado também reafirmou a luta da oposição contra a Reforma. “Não vamos aceitar que este Congresso retire a aposentadoria dos trabalhadores rurais, os Benefícios de Prestação Continuada, que inviabilize a aposentadoria de 80% dos trabalhadores brasileiros”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados