Os 470 anos da chegada dos jesuítas no Brasil marca aniversário de Salvador

Uma Missa em Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, será realizada na Catedral Basílica, às 9h do dia 30 de março.

Uma curiosidade histórica faz parte das comemorações do aniversário de Salvador: essa mesma data também representa a chegada dos primeiros jesuítas às Américas. Seis religiosos vieram de Portugal, em uma viagem que durou 56 dias, e desembarcaram com Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil, no dia 29 de março de 1549. Para celebrar os 470 anos da presença da Companhia de Jesus no nosso país, os jesuítas e seus colaboradores vão realizar uma Missa em Ação de Graças, que ocorrerá na Catedral Basílica de Salvador (Terreiro de Jesus), no dia 30 de março (sábado), às 9h. Após a celebração, conduzida pelo arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, será realizado um concerto com a Camerata Esperanto.

História dos jesuítas em Salvador

Os jesuítas são os membros da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa católica romana fundada por Santo Inácio de Loyola. Começou com um grupo de missionários dedicados à educação e a trabalhos de caridade, em 1534. A Companhia de Jesus foi aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540.

Os jesuítas rapidamente expandiram sua missão pela Europa, Ásia, África e na América, quando foi fundada a Cidade do Salvador, em 29 de março de 1549. No mesmo ano, eles construíram em Salvador a primeira escola, o Colégio dos Meninos de Jesus, e o primeiro templo da Ordem no Brasil: a Capela da Ajuda, a primeira catedral do país, que foi demolida em 1912.

Em 1553, fundaram o Colégio dos Jesuítas da Bahia, no Terreiro de Jesus (nome dado em referência à Companhia de Jesus), onde estudaram o padre Antônio Vieira, o Frei Vicente de Salvador, o poeta Gregório de Matos, entre outros. Suas instalações incluíam a atual Catedral Basílica, a área da atual Faculdade de Medicina, e o Pátio dos Estudos Gerais, na atual Praça da Sé. No ano de 1759, a Companhia de Jesus foi oficialmente expulsa dos territórios portugueses.

A partir do século 19, os jesuítas retornaram ao Brasil gradativamente, continuando seu papel na educação. Atualmente, a Companhia de Jesus está presente em Salvador com o Colégio Antônio Vieira, situado no bairro do Garcia, que completou 108 anos de atuação em março deste ano, e o Serviço Inaciano de Espiritualidade, localizado na Ladeira da Barra, que também contempla a Igreja de Santo Antônio da Barra.

Serviço

Missa em celebração pelos 470 anos da chegada dos jesuítas no Brasil

Data: 30/03/2019 (sábado)

Local: Catedral Basílica de Salvador

Horário: 9h

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados