Prefeitura leva capacitação profissional para moradoras do Subúrbio

Formado por 20 alunas, a primeira turma da série de capacitações gratuitas oferecidas aos moradores do Subúrbio Ferroviário teve início na manhã desta segunda-feira (18) no Subúrbio 360, em Coutos, com o curso de “Confeitaria avançada”. O curso, que teve suas 40 vagas preenchidas, terá duração de dez dias com turmas nos turnos matutino e vespertino.

Com objetivo de garantir a qualificação profissional da população, cerca de 200 pessoas serão beneficiadas com essa ação realizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e que integra a programação do Mulher 360, da Prefeitura.

Com aulas ministradas pelo professor do Senai Emanuel do Santos, quem participa terá a oportunidade de aprender técnicas de decoração, utilização da pasta americana e o preparo do ganache e do glacê real. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Essa é uma grande oportunidade para essas pessoas se capacitarem, fazerem a diferença e conseguirem seu espaço no campo profissional, seja trabalhando para uma empresa ou para si. Temos muitos exemplos de alunos que passaram pelo curso e hoje estão com sua padaria e pizzaria. Além das técnicas, trabalhamos também a motivação, mostrando que elas são capazes de chegar muito longe. É um momento para agregar conhecimentos”, declara o professor.

A dona de casa Rose de Santana, de 31 anos, que já tem costume de fazer bolos para sua família, resolveu aperfeiçoar seus conhecimentos para futuramente poder trabalhar para outras pessoas. “Nem todo mundo tem condições financeiras de arcar com a mensalidade de um curso como esse. Aqui estou tendo uma grande oportunidade de me qualificar e aperfeiçoar os meus conhecimentos. Vou dar o meu máximo e espero sair daqui uma profissional”, afirma.

Atualmente desempregada, a cuidadora de idosos Elisângela Conceição, 33 anos, ficou sabendo da oferta do curso através de um anúncio nas redes sociais, e se inscreveu já pensando no futuro. “A intenção é me qualificar para poder trabalhar para mim, e futuramente investir no meu próprio negócio. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Espero poder ter o crescimento e um desenvolvimento não apenas financeiro como também educativo”.

Até o mês de maio, serão oferecidos cursos de “Panificação avançada”, “Sequilhos e petit fours”, “Fabricação de pizzas” e novamente “Confeitaria avançada”. Todos totalmente gratuitos e com direito a material e certificado. Para se inscrever, basta se dirigir até o Subúrbio 360, nos dias indicados, e apresentar xerox e original do RG, CPF e atestado de escolaridade de qualquer série do Ensino Fundamental.

Cronograma:

Confeitaria Avançada

Inscrições: Encerradas

Duração: 18/3 a 29/3 (10 dias)

Panificação Avançada

Inscrições: 25/3

Duração: 1º/4 a 18/4 (15 dias)

Sequilhos e Petit fours

Inscrições: 8/4

Duração: 22/4 a 30/4 (7 dias)

Fabricação de Pizzas

Inscrições: 22/4

Duração: 6/5 a 24/5 (15 dias)

Confeitaria Básica

Inscrições: 20/5

Duração: 27/5 a 14/5 (15 dias)

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados