Pacientes do Hospital da Mulher assistem palestra da major Denice Santiago

As pacientes que estiveram, na manhã desta sexta-feira (8), no Ambulatório 1 do Hospital da Mulher (HM), em Salvador, puderam conversar com a major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar da Bahia. A programação especial marcou as homenagens da unidade, que é administrada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pelo Dia Internacional da Mulher.

A major Denice lembra que “este hospital é uma referência no tratamento da saúde das mulheres baianas, mas também é um espaço para que elas dialoguem, se conheçam e reconheçam. Fomentar a discussão sobre violência doméstica, sororidade e ao empoderamento feminino faz com que elas ampliem a própria rede de cuidados, fazendo com que tratem a saúde física e também a psicológica e social”.

Referência no tratamento de patologias do trato genital feminino, o Hospital conta com diversos serviços, dentre eles o de Acolhimento às Mulheres em Situação de Violência Sexual (AME), que, em dois anos de funcionamento, recebeu mais de 350 vítimas. O serviço funciona sob demanda espontânea, 24 horas por dia, e conta com a atuação de equipes multidisciplinares.

De acordo com a coordenadora de Psicologia do HM, Mariana Gonçalves, tem crescido o número de mulheres que procuram o serviço “Esse aumento também se deve à circulação de informação, porque elas sabem que existe esse espaço onde podem ser acolhidas. Então aproveitamos o mês de março para fazer essas palestras, a fim de intensificar as informações. É muito importante que essas mulheres procurem ajuda”, ressaltou.

Saúde e beleza

Um cantinho de beleza também foi montado no Ambulatório 1. Uma a uma as pacientes se dirigiram às cadeiras e receberam dicas de maquiagem de duas consultoras de beleza.

A lavradora Adriana Martins veio de Irará para uma consulta médica e gostou de encontrar a estrutura montada no Hospital. “Estava sentada, tentando entender o que estava acontecendo e vim correndo quando vi que era maquiagem. Muito bom ter essa oportunidade de se sentir ainda melhor no Dia Internacional da Mulher”, assegurou.

Hospital da Mulher

Inaugurada pelo Governo do Estado em janeiro de 2017, a unidade hospitalar dispõe de 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, dez para UTI e 29 do hospital dia. São oferecidos internamento hospitalar nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, hospital-dia, internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial, procedimentos de diagnose e terapias, e demais serviços de apoio assistencial.

“Trata-se de um Hospital que veio preencher a lacuna que existia de assistência hospitalar aos problemas específicos da saúde da mulher. São mais de dez mil cirurgias por ano e mulheres de todo o estado beneficiadas, inclusive com 62% do público oriundo do interior, mesmo a unidade estando instalada na capital”, destacou o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas.

Como todos os procedimentos são agendados a partir do sistema Lista Única, as pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde no município onde residem para serem referenciadas aos serviços do HM.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados