Campanha contra assédio às mulheres no Carnaval será lançada domingo (3)

O combate ao assédio e importunação de mulheres durante o Carnaval de Salvador será alvo de uma campanha de conscientização a ser lançada pela Prefeitura neste domingo (3), às 18h, no Camarote Oficial montado na Passarela Nelson Maleiro, no Campo Grande (Circuito Osmar). Promovida por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa é intitulada “Respeite as meninas, minas, monas, moças, menines e o bloco todo” e terá distribuição de adesivos e ventarolas para os foliões.

O objetivo é promover a denúncia e combater o assédio, baseada na nova Lei de Importunação, que determina que qualquer ação de cunho sexual não consentida pode ser considerada crime, com pena de até cinco anos de prisão. “Essa é uma iniciativa que precisa ser propagada, para que mais mulheres compreendam o que é a importunação e passem a denunciar”, enfatiza a secretária Rogéria Santos.

Observatórios e atendimento – Ainda serão implantados observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a SPMJ, os observatórios estarão distribuídos pelos circuitos e funcionarão das 13h a 0h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá fazer a denúncia por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, localizado na Ribeira, também irá oferecer assistência jurídica, psicológica e social para as vítimas que forem encaminhadas pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (DEAMs) durante os festejos. O funcionamento será 24 horas e o centro tem capacidade para abrigar até 29 cidadãs.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados