Carnaval do Centro Histórico é aberto com 29ª Lavagem Cultural da Funceb

Um desfile de carros alegóricos com fanfarras e afoxés encheu as ruas do centro histórico com um clima de carnaval, nesta quarta-feira (27), véspera da abertura oficial da folia em Salvador. Como já acontece há 29 anos, a Lavagem da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) atraiu milhares de baianos e turistas que foram se unindo ao cortejo que saiu da sede da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Palácio do Rio Branco, na Rua Chile, até o Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho.

Promovida por funcionários da Funceb, o evento faz parte do calendário oficial carnavalesco do Governo do Estado. “Para quem trabalha na Fundação o ano todo com a produção cultural do Estado essa é uma oportunidade de descontração e integração. É um momento de celebração do que é popular e democrático na nossa cultura, é essa a mensagem que a Lavagem passa para todo o carnaval de Salvador”, afirmou a diretora geral da Funceb, Renata Dias.

A animação ficou por conta da Banda Aurora e das participações da cantora Mirella Bastos & Banda e do grupo de pagode 100% Meio Kilo. Durante o evento, o cantor Falcão, da Banda Guig Ghetto, e a cantora Márcia Castro foram coroados o Rei e a Rainha da festa, respectivamente. Também participaram do cortejo, o Rei e Rainha do Bloco Afro Malê Debalê.

A cada ano, a festa aumenta o número de foliões. A turista de Recife, Claudia Moreno, foi surpreendida pelo som das fanfarras. “Não conhecia essa Lavagem. Essa é a minha quarta vez em Salvador, vim para o carnaval e estava mostrando o Pelourinho para um grupo de amigos que está visitando a cidade pela primeira vez. A gente não estava sabendo da Lavagem, achamos muito divertida. Acabou sendo o nosso aquecimento para o carnaval que começa amanhã”.

Tradição

A primeira Lavagem Cultural da Funceb aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Centro Histórico, ainda funcionava na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, no bairro dos Barris. Desde então a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como: Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio, Tatau, Levi Lima, Denny Denan, Alinne Rosa, Ana Mametto, Xandy Avião, dentre outros.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados