Fuzuê e Furdunço terão casa de acolhimento para filhos de ambulantes e catadores

Durante o Fuzuê e Furdunço, neste sábado e domingo (23 e 24), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) disponibilizará um espaço de convivência para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores que trabalham durante a festa. O serviço de acolhimento com capacidade para atender 60 crianças, de 0 a 17 anos, funcionará na Escola Municipal Casa da Amizade, na Rua Quintino de Carvalho, nº 277, no Jardim Apipema.

A iniciativa adotada em todas as festas populares de Salvador faz parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como o Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Salvador. A secretária da SPMJ, Rogéria Santos, ressalta a relevância do serviço. “Daremos continuidade a este importante trabalho, que garante a proteção dessas crianças, menores de idade, em situação de vulnerabilidade, com ainda maior atenção e cuidado este ano”, comenta.

A estrutura montada terá equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, além da equipe de coordenação da SPMJ. Quem quiser deixar a criança na casa de acolhimento, basta se dirigir à escola portando Certidão de Nascimento do menor, RG e comprovante de residência, além dos documentos do responsável legal.

Carnaval – Durante o Carnaval, que inicia no dia 28 de fevereiro, a SPMJ terá quatro Casas de Acolhimento Provisório disponíveis. Cada unidade terá capacidade para abrigar 100 crianças e adolescentes por período integral. Os menores também poderão ser encaminhados por meio de abordagem social e Conselho Tutelar.

Serão implantados também observatórios para registrar e encaminhar casos de violência contra mulheres, com o intuito de reduzir ocorrências na festa. Coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) em parceria com a SPMJ, o observatório será distribuído pelos circuitos e funcionará das 13h à 0h. Caso o folião presencie algum tipo de violência contra mulheres, também poderá denunciar por meio do WhatsApp do Observatório, no número (71) 98622-5494.

Casa de Acolhimento no Fuzuê e Furdunço

Escola Municipal Casa da Amizade
Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema
Crianças de 0 a 17 anos

Casas de Acolhimento Provisório no Carnaval

Escola Municipal Osvaldo Cruz
Endereço: Rua do Meio, 13 – Rio Vermelho
Crianças de 7 a 17 anos

Escola Municipal Casa da Amizade
Endereço: Rua Quintino de Carvalho, 277, Jardim Apipema
Crianças de 0 a 6 anos

Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas
Endereço: Rua da Mangueira, 19, Nazaré
Crianças de 7 a 17 anos

Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Endereço: Rua General Labatut, 49, Barris
Crianças de 0 a 6 anos

Observatórios de Violência Contra Mulheres no Carnaval

Posto Central
Campo Graastro Alves
Casa de Itália

Circuito Dodô (Barra/Ondina):
Farol da Barra
Clube Espanhol
Largo do Camarão

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados