Casa da Música oferece oficinas gratuitas para moradores de Itapuã

Localizada no Parque do Abaeté, no bairro de Itapuã, a Casa da Música fomenta a produção cultural e o acesso gratuito à arte a partir de aulas de música, exposições, saraus e bate-papos. Nesta segunda-feira (4), a Casa iniciou a oficina de violão e o projeto Bahia Canta Paz, atividades de iniciação musical indicadas para pessoas de todas as idades.

“Qualquer pessoa que quiser aprender o instrumento pode nos procurar. O lema desses cursos é ‘vou aprender para ensinar os meus camaradas’, porque parte da ideia de que podemos e devemos compartilhar nossos conhecimentos. Esse é um projeto voluntário, em que os participantes mais antigos vão ensinando os alunos que acabaram de chegar e levam o conhecimento adiante”, explica o coordenador das oficinas, o músico e escritor Fábio Shiva.

Segundo o coordenador da Casa da Música, Amadeu Alves, o principal objetivo do espaço é servir à comunidade. “A Casa foi criada para abrigar acervos de literatura, audiovisual, instrumentos musicais e objetos que retratem e ajudam a contar um pouco da história da música baiana, mas hoje também serve de abrigo para projetos sociais que nos ajudam a aproximar a comunidade de Itapuã desse ambiente. São projetos de inclusão social e cultural que possibilitam que todos tenham acesso à arte e ao desenvolvimento que ela traz para a vida”, afirma.

O aposentado Celso Nascimento participa dos projetos há um ano. Para ele, a Casa da Música “é um ambiente que nos dá esse contato com a arte. Aqui temos crianças, jovens, adultos e idosos, e todo mundo está aprendendo junto e compartilhando. Para os mais jovens, é uma chance de não ficar na rua e procurar melhores influências. Para os mais velhos, é uma distração e uma ocupação. Todos ganham”.

A Casa da Música é um dos 17 espaços administrados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Espaços Culturais (DEC). No espaço também é realizado há mais de 11 anos, quinzenalmente, o ‘Sarau de Itapuã’, que promove atrações musicais, poéticas, entre outras expressões artísticas, em parceria com a Independência Musical Associada (IMA). Ag: Secom

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados