Jornada Pedagógica prepara gestores escolares municipais para ano letivo de 2019

Os professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras da Secretaria Municipal da Educação lotaram o auditório do Hotel Fiesta, no Itaigara, para a abertura da Jornada Pedagógica 2019. A cerimônia, realizada na manhã desta segunda-feira (4), contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário e da diretora pedagógica da Smed, Bruno Barral e Joelice Braga, respectivamente; e das representantes do Fórum de Gestores, Tâmara Batalha, e do Conselho Municipal de Educalção (CME), Mísia Pontes, dentre outros convidados. O tema do encontro este ano é “Gestão para resultados: trilhando caminhos na busca de soluções educacionais”.

O prefeito salientou que 2019 é um ano de mudanças no Brasil, depois de quatro anos de uma crise política, institucional, econômica e social muito intensa. “Vamos começar a viver tempos melhores no país. O que aconteceu em nossa capital nos últimos seis sanos nos dá motivo de sobra para iniciar este ano com bastante otimismo e muita esperança neste ano letivo. Salvador está a um bom nível de maturidade de todo o processo de requalificação urbana, melhoria da infraestrutura e manutenção de ações básicas para aumentar a sensação de bem-estar dos cidadãos. O desafio é garantir a manutenção da qualidade dos serviços municipais, incluindo a evolução da educação pública da capital baiana, com o envolvimento de todos”, afirmou ACM Neto.

Além dos discursos dos demais integrantes da mesa, o público também conferiu a apresentação do grupo Z Brasil, comandada pela professora da rede Fernanda Siqueira, e palestra ministrada pelo conferencista e escritor Kau Mascarenhas. Durante dois dias, os profissionais estarão reunidos nas unidades escolares para avaliar o ano de 2018 e projetar metas para 2019, sempre com foco no desempenho e rendimento dos alunos.

“Esse é um momento que marca uma grande confraternização dos gestores para falar das ações realizadas em 2018 e do planejamento para 2019. Começamos o ano com a entrega do kit escolar, fardamento e equipamento completo das escolas. É também ano de Prova Brasil e haverá revisão das disciplinas de Português e Matemática para os alunos do 9º ano. Teremos ainda formação para gestores de creches e reforma de unidades de ensino. Tudo isso para que a rede esteja cada vez melhor”, elencou Bruno Barral.

Aulas – As aulas da rede municipal de ensino começam na quarta-feira (6), nas 434 escolas da capital. Na ocasião, os alunos começarão a receber os livros do Programa Nossa Rede. Ao todo, serão 200 dias de aula até o dia 20 de dezembro. Entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, haverá um pequeno recesso para o Carnaval, com retorno no dia 11 de março.

Até o momento, 140.200 pessoas foram matriculadas nas séries que compreendem do grupo I ao 9º ano, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede tem capacidade para 142.600 alunos. A matrícula descentralizada (feita em qualquer unidade escolar) ocorreu no período de 2 a 21 de janeiro, mas a qualquer momento ainda é possível solicitar o ingresso na escola de interesse, principalmente para os casos especiais, a exemplo da necessidade de mudança de bairro ou de transferência escolar. Foto Valter Pontes

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados