IPTU de Salvador começa a vencer nesta sexta-feira (1º)

Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 começam a vencer nesta sexta-feira (1º) para pagamento da primeira parcela ou cota única. Os vencimentos acontecem ao longo do mês, até o dia 28, de acordo com a escolha dos contribuintes. Em 2019, mais uma vez, o IPTU de Salvador não sofreu aumento e foi corrigido apenas pelo IPCA do ano anterior: 3,84%. Até a última terça-feira (29), antes mesmo dos vencimentos, 48,6 mil contribuintes já haviam antecipado o pagamento do imposto, sendo que 38,6 mil pagaram a cota única.

Para o secretário da Fazenda (Sefaz), Paulo Souto, o fato revela a atratividade dos descontos oferecidos pela Prefeitura para o pagamento em cota única, de 7% para o IPTU e 10% para a Taxa do lixo (TRSD). Em ambiente econômico de inflação inferior a 4% e de baixa remuneração das aplicações financeiras, o desconto está atraindo contribuintes de todas as faixas de pagamento.

O valor da isenção do imposto foi reajustado e passará a contemplar imóveis residenciais de até R$ 99 mil. Salvador tem cerca de 250 mil imóveis residenciais isentos e é uma das capitais com maior número de isenções, o que confirma a política social da atual gestão.

“O IPTU é o condomínio da cidade, quando as pessoas conseguem enxergar as melhorias que estão sendo realizadas em toda Salvador, além dos investimentos nas áreas de saúde e educação. Com isso, elas se sentem motivadas a pagar o imposto”, afirma Souto.

O IPTU é uma das receitas tributárias próprias do município. No ano passado, 47% da arrecadação do imposto foi aplicada em dois setores: educação e saúde. O restante foi destinado às áreas de assistência social, manutenção e construção de novas obras na cidade. Caso algum contribuinte não tenha recebido o boleto, poderá emitir a segunda via pelo site da Sefaz.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados