Trabalhadores do Polo protestam contra fechamento de fábrica

Trabalhadores do Polo Petroquímicos realizaram manifestação, nesta quarta-feira (30), contra a hibernação da Fábrica de Fertilizante Hidrogenado (Fafen), em Camaçari. Presente no ato, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) criticou o desmonte do sistema Petrobras, do qual as Fafens fazem parte, e a precarização das relações trabalhistas. “Além de suprimir a renda de milhares de famílias, o fechamento destas fábricas compromete a própria soberania nacional. O agronegócio tem importância estratégica para o desenvolvimento do país, portanto não podemos depender dos fertilizantes estrangeiros” – criticou o deputado. A Petrobras anunciou que a hibernação começará quinta-feira (31), a partir de quando os trabalhadores farão vigília, como protesto, acampados na frente da fábrica.

Segundo Pelegrino, o fechamento da fábrica pode inviabilizar o funcionamento de outras empresas do Polo, que utilizam insumos produzidos pela Fafen. “O impacto na economia do Estado será muito grande. Calcula-se que a Fafen de Laranjeiras, em Sergipe, representa 30% da arrecadação do Estado”. Ele articula, juntamente com outros parlamentares baianos, reunião com representantes da Casa Civil, para que a Bahia apresente ao Governo Federal o plano para continuidade do funcionamento da Fafen.

A ameaça de hibernação teve início em março de 2018, mas foi adiada após protestos dos trabalhadores e negociação por grupo de parlamentares da oposição, do qual Pelegrino fez parte. O novo Governo, no entanto, retomou o plano de acabar com as Fafens. “Vamos brigar em Brasília para que as fábricas não sejam definitivamente fechadas, pela revogação da Reforma Trabalhista e para inviabilizar a Reforma da Previdência” – discursou Pelegrino.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados