Hospital Dia do HGRS alcança marca de 2,5 mil procedimentos

Criado para ampliar a capacidade do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, o Hospital Dia da instituição fechou o primeiro semestre de funcionamento com 2578 procedimentos realizados, entre cirurgias de catarata, vesícula, cálculo renal, para mioma, adenoides, amígdalas, varizes, joelho e pequenas cirurgias oncológicas. O volume é referente ao período de julho a dezembro de 2018. Atualmente, a média diária de atendimentos é de 25 pacientes.

O Hospital Dia do HGRS dispõe de três salas de cirurgias de pequeno porte e 12 leitos de recuperação pós-anestésica. Há ainda ambulatórios de cirurgia geral, vascular, plástica, cirurgia de joelho e cirurgia de mama.

Para ser atendido no local, o usuário deve estar no Sistema Lista Única. Ou seja, os municípios fazem o agendamento de acordo com o perfil dos pacientes e os encaminham para os ambulatórios, já munidos dos exames necessários. Na data da cirurgia, o cidadão comparece em jejum ao Hospital Dia e, antes do procedimento, passa por consulta de enfermagem, nutrição e serviço social.

Para o diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, o Hospital Dia é um projeto inovador para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois, sem a necessidade de manter internado o paciente, a unidade consegue aumentar a produtividade e o giro de leitos para priorizar quem realmente precisa permanecer internado.

“O mundo inteiro já faz cirurgia ambulatorial e decidimos acompanhar essa tendência tendo em vista nosso alto volume de procedimentos de baixa e média complexidade. Um bom exemplo disso é o ambulatório de oftalmologia, que é muito demandado e, agora, conseguimos dar conta de todo processo”, explica o diretor-geral.

Na avaliação de José Admirço Lima Filho, o Hospital Geral Roberto Santos ganhou, principalmente, em resolutividade. “Com o Hospital Dia, passamos a oferecer atendimento com mais qualidade e em menos tempo. A gente acaba sendo mais resolutivo sem usar toda estrutura hospitalar, como antes era feito”.

O Hospital Dia do HGRS está localizado no andar térreo do edifício principal, ao lado da emergência pediátrica. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (71) 3117-7559 e 4141-5641.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados