Encontro capacita profissionais para atender crianças com zika vírus

Aspectos sociais e clínicos envolvidos na síndrome congênita do zika vírus foi o assunto abordado durante a capacitação para os profissionais da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (30), no Centro Dia Salvador, localizado no Parque Bela Vista, e teve como objetivo desenvolver competências e habilidades para o trabalho, através de conteúdos técnicos e para garantir um melhor atendimento aos usuários.

Mediada pelas profissionais do Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER4), a terapeuta ocupacional Camile Cabral e a assistente social Kariny Pamponet, a capacitação debateu pontos como o protagonismo da família, o olhar ampliado do atendimento, maneiras de se comunicar e estimular as crianças e a importância da integração do social com o clínico.

“Não adianta só saber o diagnóstico e as alterações de desenvolvimento que a criança terá. É preciso ampliar o olhar dos profissionais para que as famílias também sejam assistidas e preparadas para atender as necessidades de saúde dos pequenos”, explicou Camile.

Karine Popolé reforçou a importância do papel da família na evolução desses menores. “É necessária essa integração no atendimento pensando na criança e na família, pois elas precisam conhecer a realidade e funcionalidade desses pequenos para que saibam como se comunicar, interagir, estimular e até posicioná-los, contribuindo para a evolução do tratamento”, afirma.

Participante da capacitação, a assistente social do Centro Dia, Joane Azevedo, afirmou que a atividade visa acompanhar as mudanças que ocorrem na área social. “Essa troca de experiências entre os profissionais é de grande importância, pois permite a articulação da rede, aumentando a qualificação dos profissionais e garantindo um melhor atendimento.”

A capacitação faz parte do Plano de Capacitação Continuada, que visa qualificar tecnicamente os profissionais que executam a Política de Assistência Social em Salvador. O plano faz parte do Projeto Salvador Social, fruto da parceria entre Prefeitura e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O objetivo é aprimorar a prestação de serviços sociais no município, enfatizando a efetividade da Proteção Social na capital baiana.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados