Matricula na rede estadual continua na segunda-feira para novos estudantes do Ensino Médio

Mais de 620 mil matrículas já foram realizadas na rede estadual de ensino até esta sexta-feira (25), para o ano letivo de 2019. A matrícula prossegue até terça-feira (29) e a rede tem a capacidade instalada para atender a todos aqueles que procurarem. Tanto na segunda (28) quanto na terça (29), a matrícula será direcionada para os novos estudantes do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. O processo só poderá ser feito presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, a exemplo da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudante pode fazer a matrícula em qualquer escola estadual mesmo não sendo aquela que ele vai estudar.

Para a efetivação da matrícula, deverão ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura). Neste ano, se tornou obrigatória a apresentação da original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos.

Matrícula do dia

A matrícula nesta sexta-feira (25) foi para os novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados, além de diferentes modalidades, como exemplo Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no bairro da Paz, o processo de matrícula transcorreu tranquilamente. A dona de casa, Jocelane Pereira, moradora do bairro contou que o processo de matrícula foi simples e rápido. “Essa opção de poder matricular de qualquer unidade facilita bastante, principalmente para mim que tenho um bebê para cuidar. Moro na comunidade e meu filho, de 10 anos, vai estudar no 6º ano do Colégio Estadual Raul Sá, em Mussurunga, que é o mais próximo daqui e sei que terá também um bom ensino”, destacou.

Já para Maria Nascimento, a chance de matricular o filho na própria unidade foi uma grande satisfação. “Nós do bairro da Paz sabemos que a escola é uma referência, por isso tive esse interesse de transferir o meu filho da escola municipal para o 8º ano do Ensino Fundamental do Mestre Paulo dos Anjos. Esse ano poderei acompanhar ainda mais as ações dele na escola e ajudar como eu puder”, disse.

A diretora Elísia Melia realizou um balanço sobre o processo de matrícula na unidade. “O atendimento está muito tranquilo aqui na escola. Estamos tendo uma boa demanda para a unidade e orientando as melhores opções para os pais que estão matriculando seus filhos em outras escolas. Sempre destaco que não há necessidade de chegarem de madrugada formando filas. É só chegar no horário que todos estão sendo contemplados com as vagas sem problemas”, ressaltou.

O ano letivo de 2019 da rede pública estadual começará no dia 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

Cronograma de matrícula

Segunda (28) e a terça (29) – Alunos novos do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. Neste caso a matrícula só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Quinta-feira (31) – Confirmação de matrícula para os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro. Os pais ou responsáveis deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados