Morar Melhor vai reformar 200 casas em situação precária em Novo Horizonte

O Morar Melhor prossegue transformando a vida da população mais carente de Salvador. Desta vez, 200 moradores de Novo Horizonte, em Sussuarana, vão ser beneficiados pela reforma das casas em situação precária, a ser realizada pela Prefeitura. A assinatura da ordem de serviço para início imediato das obras foi assinada na noite desta quarta-feira (23) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis, na Rua Tiradentes.

Em discurso, o prefeito lembrou que fica muito feliz em ver o programa chegar a diversos bairros da cidade, principalmente nas localidades mais necessitadas. “O Morar Melhor nasceu da experiência da gestão de estar nas ruas, de perceber a necessidade de milhares de famílias em terem as casas reformadas. Muita gente pobre sonha com isso, mas não consegue realizar esse sonho porque não consegue economizar no fim do mês, ou porque está desempregado, ou tem apenas o Bolsa Família ou mesmo o salário apertado que só dá para colocar o feijão na mesa. Então, nada melhor do que a Prefeitura resgatar essa dívida e fazer essa transformação na vida das pessoas”, afirmou ACM Neto.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo; o superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, demais gestores municipais, vereadores e população. Esta é a primeira vez que o programa de melhorias habitacionais acontece na região.

Caso especial – A casa-modelo escolhida foi a de Gleiciele Pires, de 18 anos e moradora há três deles em Novo Horizonte. “A gente só começou a acreditar mesmo no programa quando começou a reforma. Aqui em casa foram trocados o telhado, as portas e janelas; feito o banheiro, porque a gente não tinha conseguido finalizar antes; e pintura e reboco. Ficou maravilhosa!”, exclamou sorridente.

Com marido e um casal de filhos, a história de Gleiciele é bastante especial: o caçula, de três anos, tem microcefalia e está internado em um hospital público há 45 dias. Na ocasião, ela ainda recebeu outra boa notícia do prefeito ACM Neto: a autorização para que a equipe do programa instale também o piso e o forro – condições para que uma homecare seja liberada e, assim, a criança possa continuar os cuidados em casa. “Vamos, finalmente, ter qualidade de vida. Só tenho gratidão por tudo isso”, completou.

Funcionamento – Desenvolvido pela Seinfra, o Morar Melhor é voltado para residências precárias e abrange a requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores mais conforto. O programa contempla serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias, além da recuperação ou troca de telhado.

A seleção é feita de acordo com critérios técnicos do programa, como locais com maior número de casas sem alvenaria ou revestimento; residências que possuem moradores abaixo da linha de pobreza (renda per capta inferior a R$ 85/mês); e que tenham predominância de mulheres chefes de família. Desde 2015, quando o programa passou a ser executado em Salvador, quase 23 mil casas já foram recuperadas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados