Conecta Salvador leva wi-fi gratuito para 100 mil pessoas por dia

Já imaginou fazer uma selfie na hora da corridinha no Farol da Barra e compartilhar em tempo real? E no “baba”, na quadra da praia de Tubarão ou na do Rio Vermelho? Agora, isso será possível com o #Conecta_Salvador, a rede de internet sem fio gratuita da Prefeitura. Os detalhes da ação foram apresentados pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e demais gestores municipais, autoridades e imprensa, nesta segunda-feira (21), no Palácio Thomé de Souza.

De acordo com o prefeito, já a partir de hoje, começa a primeira etapa com 14 pontos da cidade conectados à internet com Wi-Fi gratuito, de qualidade, com segurança e facilidade ao usuário. Os locais são áreas de grande visitação e espalhadas em diferentes regiões da capital baiana. “Isso permite, sobretudo, às pessoas que não têm condições de pagar por um pacote de dados no seu celular a ter o acesso gratuito à internet. Ou seja, é um programa com apelo social muito forte. Por outro lado, algumas dessas áreas são de visitação turística, então é mais um serviço ofertado aos milhares de visitantes que vêm para Salvador”, pontuou ACM Neto.

De acordo com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), até junho de 2019, mais 16 pontos novos pontos serão instalados, dobrando assim a capacidade de atendimento da rede. Só na fase de teste, que compreendeu entre março de 2018 até janeiro de 2019, o projeto Conecta Salvador registrou mais de um milhão de acessos e nove terabytes trafegados, o que corresponde 1,8 milhão de fotos em alta resolução ou 2,5 milhões de músicas baixadas.

Investimento – A rede #Conecta_Salvador é uma das ações previstas pelo eixo Cidade Inteligente, do programa municipal de desenvolvimento e geração de emprego e renda Salvador 360, dentro do contexto de intenso investimento em tecnologia e inovação que vem sendo realizado nestes últimos anos pela Prefeitura. A prévia da iniciativa de acesso gratuito à internet sem fio já estava sendo feita em grandes eventos promovidos na cidade, como a Lavagem do Bonfim, o Carnaval e o Festival Virada Salvador.

O prefeito destacou ainda que o contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), assinado recentemente, vai possibilitar a instalação de infovias na cidade. Com investimento de cerca de US$20 milhões, a ação permitirá a ampliação da conexão gratuita à internet também nos bairros. “É Salvador liderando essa renovação de modernidade e se inserindo de fato como uma cidade contemporânea e atual, não apenas na percepção do que é essencial, mas também para chegar a projetos desse nível de complexidade e sofisticação”, completou.

Onde encontrar – A rede #Conecta_Salvador está presente no Farol da Barra, Rua Dias D’Ávila (Beco da Off), na avenida Oceânica (na altura do posto de atendimento ao turista, na Barra), quadra do Rio Vermelho, Largo de Santana, Largo da Mariquita, Amaralina (Largo das Baianas), Praça da Piedade, Relógio de São Pedro, Praça Municipal, Mercado Modelo, Casa do Carnaval, Subúrbio 360 (Coutos) e Paripe (Quadra de Tubarão).

O #Conecta_Salvador também está nos seguintes órgãos municipais: Palácio Thomé de Souza, Casa Civil, Fundação Cidade Mãe, Semur, Limpurb, Ouvidoria, Seinfra, Semge, Semob, Smed, Cogel, Secom (ABI), Codesal, Diretoria Geral das Prefeituras-Bairros (DGPB), Centro de Referência LGBT e Observatório Racial e LGBT.

Próximas localidades – A próxima etapa do #Conecta_Salvador envolve mais 16 localidades. São elas o Parque da Cidade (Itaigara), Praça João Martins (Paripe), Lapa/Previs (Nazaré), deck do Dique do Tororó, Praça do Shopping da Bahia, Mercado do GE (Paripe), Estação Mussurunga, Rótula da Feirinha (Cajazeiras), Estação Campo da Pólvora, Largo do Bonfim, Praça de Periperi, Mercado de Periperi, trecho entre os fortes São Diogo e Santa Maria (Barra), Morro do Cristo (Barra), Farol da Barra e orla (trecho entre o Aeroclube e o Jardim de Alah).

Como se conectar – Para se conectar é preciso que o cidadão habilite no seu dispositivo móvel à rede #Conecta_Salvador e siga as orientações de cadastro. A rede obedece ao Marco Civil da Internet (lei 12.965/14) e a Lei Geral Proteção de Dados (lei 13.709/18), o que garante a segurança dos dados trafegados, tanto para a Prefeitura como para quem está utilizando.

Cada ponto de acesso atinge um raio de, aproximadamente, 30 metros de alcance. Após o login, o cidadão poderá ficar até uma hora conectado. Uma nova conexão poderá ser feita uma hora após ao último acesso. Caso a tela de autenticação não seja exibida automaticamente, digite o site oficial do #Conecta_Salvador no navegador do celular. Foto: Max Haack – Secom/PMS

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados