Unidade acolherá filhos de ambulantes durante Lavagem do Bonfim

Os filhos de ambulantes, de catadores de latinhas e crianças que estejam em situação de violação de direitos contarão com um espaço de acolhimento durante a Lavagem do Bonfim, que ocorre nesta quinta-feira (17), na Cidade Baixa. O acolhimento será realizado das 7h às 18h, na Escola Municipal Constança Medeiros, situada na Rua Alvares de Azevedo, nº 101, no Bonfim.

A capacidade é de 60 crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos). A unidade dispõe de psicólogos, assistentes sociais e educadores para dar o suporte necessário aos pequenos, que também terão acesso a atividades recreativas e a três refeições: café da manhã, almoço e lanche.

Segundo Cristina Argiles, titular da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o serviço permite que os ambulantes trabalhem tranquilamente, enquanto deixam seus filhos resguardados em um ambiente seguro. No local, serão oferecidos alimentação, recreação, psicólogos, assistentes sociais e todo o amparo necessário que garante o direito das crianças e adolescentes.

“Tiramos as crianças e adolescentes das ruas, excluímos da vulnerabilidade, do trabalho infantil, do risco de exploração sexual e garantimos os seus direitos. Com isso, os pais podem trabalhar mais tranquilos e garantir a renda do período”, afirma.

Para ter acesso ao espaço, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento da criança e comprovante de residência. Além da demanda espontânea, o local receberá crianças encaminhadas pelas equipes da abordagem social e pelo Conselho Tutelar.

Balanço – Durante o último Festival Virada Salvador, 103 crianças e adolescentes foram acolhidas durante os seis dias de funcionamento do espaço montado com a mesma finalidade. O público predominante foi de crianças com idade entre 0 a 6 anos (58 pessoas), seguido pela faixa etária de 7 a 11 anos (35 pessoas) e de 12 a 17 (10 pessoas).

O serviço também será prestado em outros eventos, a exemplo das lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho. Pela primeira vez, além de funcionar no Carnaval, a unidade também acolherá as crianças no pré-Carnaval.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados