População deve ficar atenta à vacinação durante período de férias

Férias escolares, muito sol em Salvador, água do mar gelada para relaxar ou até viajar para outros estados ou país. No entanto, mesmo com esse cenário bonito, as doenças surgem e é preciso se proteger. “A população precisa entender que todo mundo deve ter o calendário vacinal atualizado, independente do grupo de risco ou época do ano”, afirma a técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Cláudia Pinto.

Entre as vacinas que devem ser prioridade para quem deseja viajar na alta estação, a especialista alerta para a proteção contra a febre amarela, que acometeu centenas de pessoas em 2018. “Ela é um agravo que ainda ocorre no Brasil. As pessoas devem manter seus calendários vacinais atualizados”, ressalta. Ela lembra ainda que alguns países exigem, para a entrada do viajante, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Perigo das notícias falsas – No ano passado, uma das principais pautas em discussão na sociedade foi o compartilhamento desenfreado das fake news, como ficaram conhecidos os conteúdos mentirosos divulgados nas redes sociais. Ana Cláudia faz um apelo para que a população não acredite nesse tipo de material enganoso, principalmente quando se trata de imunização.

“Nosso sistema de vacinação é seguro. Existe um processo de identificação e investigação do paciente, caso ocorra algum problema inesperado. Antigamente, tínhamos um número muito alto de doenças e que, hoje, foi reduzido com a vacinação”, orientou.

Qualquer pessoa pode procurar uma das mais de 126 unidades de saúde do município para completarem o calendário vacinal; não precisa aguardar pelo início de uma campanha oficial. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados