Salvador ganha plataforma oficial de mapeamento cartográfico da cidade

Já está disponível ao público o acesso ao Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (SICAD). Desenvolvido pela Prefeitura, o mapeamento oficial da cidade é um projeto pioneiro entre as capitais – com tecnologia de ponta, foi criado a partir de imagens aerofotogramétricas (aéreas e por perfilamento a laser). Com a plataforma, é possível visualizar toda a cidade de Salvador em alta qualidade, ver o mapa geográfico com e sem as vegetações e edificações, além de fazer pesquisa sobre ruas. Também é possível imprimir imagens e medir distâncias.

Todos esses recursos podem auxiliar pesquisas e estudos em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, geografia e geologia. Antes, o acesso à plataforma era restrito apenas aos órgãos municipais. O site pode ser acessado no endereço eletrônico cartografia. salvador. ba. gov. br.

“A Prefeitura dá um salto de qualidade, a partir do momento que adota um padrão nacional na geração da sua cartografia e, ainda, disponibiliza para a população uma base oficial de informações, que será progressivamente alimentada por todos os atores participantes do sistema”, explica a analista de planejamento e coordenadora do projeto, Ana Aragão.

O projeto cartográfico já contempla a nova divisão de bairros da cidade, conforme a Lei 9.278/2017. “A demanda por informação geoespacial na sociedade atual tem crescido exponencialmente. Com a gama de geotecnologias existentes no mercado, a produção de dados geoespaciais e a sua distribuição se tornam mais ágeis a cada dia. No entanto, para isso, os dados necessitam ser gerados segundo padrões e especificações técnicas que garantam o compartilhamento, a interoperabilidade (comunicação de forma transparente entre sistemas) e a disseminação destes dados”, completa Ana.

Desenvolvimento – Oriunda do Projeto de Mapeamento Cartográfico, a Cartografia Digital de Salvador está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), cujo financiamento foi proveniente do Programa Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). Foi atualizada a partir de aerolevantamento fotogramétrico (drone) e por perfilamento a laser para aquisição das imagens na escala urbana, realizado entre 9 de agosto de 2016 e 13 de fevereiro de 2017. Foram obtidas 4.111 fotos que, após processamento, resultaram em 1.992 folhas articuladas referenciadas ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000).

O levantamento aerofotogramétrico abrangeu toda a região continental e insular do município e gerou ortofotos digitais e adensamento da Rede de Referência Cadastral. Está em fase de produção o Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais (CDGV), que consistirá no Banco de Dados Geográficos (BDG), inédito para os municípios, seguindo as normas de estruturação de dados nacionais ET-EDGV. O mapeamento cartográfico é o primeiro e principal passo para construir um cadastro multifinalitário que servirá como referência para diversos órgãos e secretarias
SECOM

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados