INSPIRAMAIS 2020_I: ICONOGRAFIA LOCAL SE APROFUNDA NO NORDESTE BAIANO PARA TRANSFORMAR SUAS RAÍZES EM MODA BRASILEIRA

Depois de registrar as paisagens, cores e iconografia deslumbrantes de Belém do Pará, Pampa Gaúcho, Cariri Cearence e Serras Gauchas, o Sebrae, a Assintecal e a Abest desembarcam no no nordeste baiano com o Projeto Iconografia Local.

Sob o atento olhar do designer Lucas Magalhães, as folhas, estradas, pessoas, esculturas, cores, a aridez e o sol, texturas e objetos foram decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens, que procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar à inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando no “Iconografia Local Bahia”.

O resultado – apresentação da cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa – será lançado dia 15 de Janeiro, em São Paulo, durante o Inspiramais, e pode servir como referência no processo criativo de estilistas, estudantes, designers e artistas que buscam por inspirações. O

Esta edição, o Iconografia local concentrou todo o processo de pesquisa tendo como roteiro o nordeste baiano, passando por Morro do Chapéu (Vila do Ventura; Gruta dos Brejões; Buraco do Possidônio), Ipirá (visitas à ateliers de selaria e trabalho em couro, tradição dos vaqueiros da região) e Conceição do Coité (visitas ao cultivo e tratamento de sisal bem como à sua manufatura e artesanato ).

“A iconografia do nordeste baiano é uma trama forte de sisal, trabalho duro e com orgulho do que se produz, do que se é e de onde se está. Enquanto as mãos trabalham, o sorriso está no rosto e as bocas arrematam lições de vida. Terra seca e castigada faz do uso do couro uma arte e um símbolo. Encontramos cores, texturas, sentimentos e lições que fazem cada vez mais inadiáveis investigações das várias iconografias que enriquecem nosso imenso país. Um retrato de parte da Bahia que é o trabalho, a persistência e o orgulho de um Brasil todo”, conta Lucas Magalhães, Coordenador do projeto edição Bahia.

Realizado pela Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Iconografia local é uma fonte de diferenciação que permite aos pequenos negócios concorrerem a partir de outros atributos, como diferenciação e agregação de valor.

“Um olhar apurado, nos faz encontrar nesta economia globalizada de produções massificadas e padronizadas, uma forma de atender ao consumidor atual, que busca além da satisfação de suas necessidades um significado para aquilo que compra”, comenta Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal.

Inspiramais 2020_I – O único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – INSPIRAMAIS 2020_I acontece nos dias 15 e 16 de janeiro de 2019, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo e exalta um novo pensamento para a moda brasileira efetivando novos processos de criação. O evento leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva da moda.

Os lançamentos de matérias-primas para roupas, calçados, joias, móveis e outros segmentos ligados ao do Sistema Moda Brasil, além de centenas de materiais para 2020_I – componentes, tecidos, estampas, sintéticos, couros, saltos, enfeites e aviamentos.

A entrada é gratuita para profissionais do setor e as inscrições podem ser feitas pelo site www.inspiramais.com.br.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sappi Dinaco, Wolfstore, Caimi & Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWear by Style WF e Francal.
Ag: Brasil

Categorias: Sem categoria

Comentários estão fechados