Tudo o que você precisa saber sobre o Coaching no Brasil

A ABRACEM (Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial) listou uma série de assuntos acerca do coaching. Confira:

Cenário Nacional e Internacional

– Crescimento de coaches
Segundo Rosa Krausz, Coach Executiva e Empresarial, Fundadora e atual Diretora Científica e de Formação da ABRACEM, a primeira consideração a ser feita é que coaching é um campo de atividades aberto, não legalizado, nem controlado por nenhuma entidade oficial ou oficiosa, nem nacional, nem internacional.

“Por esta razão, não há como considerar que existe um grupo minimamente homogêneo de pessoas que caibam sob um único guarda-chuva. Com o tempo, foram criadas várias ramificações como coaching de vida, coaching de casais, coaching para adolescentes ou coaching para estudantes”, diz Rosa.

Embora exista demanda para este tipo de serviço, o único segmento que apresenta algumas características em comum é o Coaching Executivo e Empresarial. “Trata-se de uma especialidade que tem hoje um lugar conquistado na academia e conta, inclusive, com cursos de pós-graduação na Inglaterra e na Austrália”, explica a executiva.

– O mercado
Há coaches de vida que cobram R$ 50,00 por hora, enquanto outros, que atendem empresas e executivos, chegam a cobrar R$ 2.000,00 por sessão de 50 minutos. Os preços variam também segundo a região.

Observa-se um crescimento quantitativo, porém, com relativa perda de qualidade em virtude da banalização e da distorção promovida por certos meios de comunicação a respeito do real significado do que seja coaching

Um levantamento realizado em 2017 pelo Sherpa Coaching Survey, nos Estados Unidos, indica que o índice de confiança em processos de coaching nos últimos 4 anos decresceu de 104 para 72, provavelmente em virtude destas distorções.

“Outro ponto que também sinaliza esta falta de confiança vigente no mercado é o fato de as pessoas recorrerem à sua rede de relacionamento para encontrar um coach, como indica o Sherpa Coaching Survey, reforça Rosa.

Em 2016, um levantamento realizado pela ICF, com aproximadamente 15 mil pessoas relacionadas ao coaching, colheu dados sobre os futuros obstáculos previstos. O maior obstáculo foi justamente a falta de formação dos que se autodenominam coaches, com 44% de indicações, seguido da confusão do mercado com 28% e a saturação do mercado com 10%. Estes dados se aplicam também à realidade brasileira atual

Diferenças da Psicologia

– Coaching x transtornos de comportamento
Liana Gus Gomes, Coach Executiva e Empresarial, Psicóloga e Presidente da ABRACEM, acredita ser importante diferenciar processos de coaching de processos de psicoterapia. “O coaching não é uma profissão regulamentada e nem de exclusividade dos profissionais de saúde mental, como o psicólogo ou psiquiatra, por exemplo. Sendo assim, problemas de ansiedade ou depressão, se assim diagnosticados, devem ser tratados por profissionais capacitados e habilitados para tal, como os citados acima”.

No entanto, de acordo com Liana, os processos de coaching podem aliviar sintomas nesta área, se estes estiverem, de alguma forma, vinculados aos temas que o processo de coaching está abordando. “Dizemos que processos de coaching podem ter efeitos terapêuticos, mas não são processos de psicoterapia”, afirma.

– Psicologia comportamental
O coaching é um campo de ação transdisciplinar e influenciado por várias áreas do conhecimento, como a sociologia, a administração, a andragogia e a psicologia. Neste sentido, segundo Liana, as linhas teóricas da psicologia são uma base teórica bastante importante para a atuação do coach. “Cabe ressaltar que, de acordo com a formação do coach, este irá basear e sustentar sua atuação a partir da linha teórica com a qual se identifica e domina”.

Entre as linhas, há diversas: Psicologia Positiva, humanista, psicodinâmica, entre outras. Liana conta que a Teoria Cognitivo Comportamental é uma das abordagens teóricas que mais se utiliza. Sob esta perspectiva, o coach pode gerar maior reflexão, contribuindo para que o coachee (seu cliente) tenha maior autoconsciência de seus pensamentos e, como consequência, a forma como se sente e se comporta.

“Neste sentido, ambos os processos buscam maior autoconsciência e autonomia, mas com focos diferentes que podem se potencializar mutuamente, desde que respeitados os limites de cada um deles”.

Counseling e Mentoring

– O que é o counseling
Segundo Yara Leal de Carvalho, Coach Executiva e Empresarial, Psicóloga e Diretora da ABRACEM, o counseling é um processo de interação entre o counselor e uma pessoa que está passando por uma crise, cujo objetivo é apoiar o cliente a tomar decisões de caráter pessoal ou profissional. O objetivo é analisar possibilidades de ação, ajudando o cliente por meio de aconselhamento, encorajamento e apoio emocional.

– O que é o mentoring
Mentoring envolve uma pessoa experiente que ajuda outra em um momento de carreira anterior. “O mentor é um guia que possui vasta experiência no campo de atuação do mentee. Atualmente, ainda temos a mentoria reversa, onde um jovem que, por exemplo, domine tecnologia ofereça mentoring para um executivo mais maduro e experiente”, conta Yara.

– O que é tutoring
A tutoria e o mentoring podem ser considerados sinônimos em algumas situações, sendo que o termo tutor é mais usado na área pedagógica, onde determinado número de alunos pode ter um tutor que vai acompanhar o seu desenvolvimento acadêmico. A tutoria é realizada com base na experiência do tutor e em benefício do desenvolvimento dos tutorados.

– Como essas especializações se diferenciam do coaching
De acordo com Yara, coaching é um processo estruturado, não diretivo, que se orienta do presente para o futuro (do estado atual para o estado desejado), no qual o coach estabelece uma parceria com o cliente a fim de ajudá-lo a atingir seus sonhos e objetivos. “Por meio de perguntas e reflexões, o profissional incentiva a mudança, a ação e o aprendizado, para que o cliente obtenha respostas novas e eficazes na realização daquilo que deseja”, finaliza Yara.

Sobre a ABRACEM
A Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial (ABRACEM) é uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, formada por um grupo de profissionais experientes da área de Recursos Humanos, que promove, divulga e exerce esta atividade em um elevado nível de excelência técnica, relacional e ética. A ABRACEM tem como foco incentivar o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento do Coaching Executivo e Empresarial em todos os seus aspectos. Ag Secom

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados