Balanço de segunda dia de festival aponta tranquilidade e público maior

O Festival Virada Salvador segue superando todas as expectativas e acontece de forma tranquila e sem incidentes graves, apesar da quantidade de pessoas presentes na orla da Boca do Rio. Até agora, 550 mil pessoas já compareceram à Arena Daniela Mercury nos dois primeiros dias de festa, sendo 250 mil na sexta (28) e 300 mil no sábado (29). O evento registra índices baixos de ocorrências tanto na área da saúde quanto na segurança.

“A avaliação que fazemos até aqui é que o festival é um sucesso absoluto de público, renda e de paz. Além da arena está lotada do público que compareceu nos dois primeiros dias, outras estruturas que montamos para o evento, como a roda-gigante e a tirolesa, que também são atrações gratuitas, estão lotadas de gente. Assim como toda a parte ligada à gastronomia, a exemplo da área de food trucks, que foram espaços ampliados por nós”, ressaltou o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Para o presidente da Saltur, os dados ligados à área de segurança demonstram o clima de tranquilidade que dão ao festival o caráter familiar. A Guarda Civil Municipal, por exemplo, continuou registrando baixos índices de ocorrências no segundo dia de evento, somando apenas sete, contra 13 no mesmo período do ano passado, representando 46,2% de redução. A Guarda apontou apenas incidentes isolados, a exemplo de poucas brigas, mas nada que resultasse em ocorrências graves e que não fossem solucionadas rapidamente.

No segundo dia de festival, foram registrados 139 atendimentos no módulo de saúde montado pela Prefeitura para o evento. Náuseas, cefaleias e intoxicação alcoólica continuam sendo as principais causas das admissões no posto, com 115 ocorrências, seguido dos procedimentos cirúrgicos (16) e traumas ortopédicos (08). Desse total, apenas seis pacientes necessitaram de transferência para unidades de saúde de retaguarda para realização de exames e consultas especializadas.

Fiscalização – A Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) voltou a interditar mais um estacionamento irregular no segundo dia de evento, que estava funcionando em um posto de gasolina. Foram também aprendidos 150 panfletos com propaganda não permitida, assim como foram dadas 35 advertências verbais.

Trânsito – A operação especial montada pelo órgão municipal de trânsito, a Transalvador, notificou, no segundo dia de festival, 94 motoristas e removeu 13 veículos. Não foi registrado nenhum acidente no perímetro da festa. Já em relação aos estacionamentos públicos, a Prefeitura disponibilizou 1,7 mil vagas de Zona Azul, sendo utilizadas 940. Dessas, 407 ao longo da Avenida Otávio Mangabeira e 533 no estacionamento do antigo Aeroclube.

Transporte – A Secretaria de Mobilidade (Semob) registrou 220.580 que utilizaram ônibus, táxi ou mototáxi para chegar ao Festival Virada Salvador neste sábado (29). A maior parte (217.080) utilizou o ônibus para chegar até a Arena Daniela Mercury. Foram de táxis 2092 pessoas e de mototáxis 1.410.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados