Festival Virada Salvador terá reforço no transporte com 1.100 mototaxistas

Além dos 700 ônibus convencionais e micro-ônibus, o transporte para o Festival Virada Salvador 2019, que acontecerá na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, terá o reforço de 1.100 mototaxistas, 400 a mais que no ano passado. Entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, os profissionais terão um ponto estratégico de parada.

Usuários contarão com os mototaxistas posicionados nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octavio Mangabeira, em frente ao Imeja. Para auxiliar os passageiros, a parada estará indicada com os blimps – balões infláveis de sinalização. É o segundo ano do serviço legalizado no Festival da Virada Salvador.

O empenho da Prefeitura para regulamentar a categoria e assegurar a participação no evento foi reforçado pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota. Ele lembrou que, desde o ano passado, a gestão municipal tem trabalhado bastante para possibilitar a presença dos mototaxistas regulamentados no Festival Virada Salvador.

“É uma possibilidade adicional para o cidadão que vai curtir o evento. Esse ano teremos mais de mil, o que facilitará a mobilidade. No entanto, lembramos que apenas os que estão em conformidade com a lei poderão circular. Nossos fiscais estarão atentos para irregularidades”, destaca Mota.

Na área restrita serão permitidos apenas os profissionais regulamentados pela Prefeitura. Durante o evento, a Semob, por meio da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae) irá coibir e autuar o mototaxista que não estiver de acordo o regulamento.

Dentre as exigências previstas para transportar passageiros está a necessidade do porte da Carteira Nacional de Habilitação, na categoria A, emitida há dois anos, no mínimo, o certificado do urso de mototaxista atualizado, antecedentes criminais e a placa vermelha. É necessário também que a motocicleta (de até 250 cilindradas) tenha no máximo cinco anos de uso, esteja em nome do mototaxista e seja de cor amarela.

Equipamentos de segurança – Para circular no festival, os condutores precisam ter todo aparato de segurança exigido por lei. Entre os itens está a barra protetora de pernas, os capacetes que precisam conter o número do alvará, antena corta-pipa, velocímetro, cano de descarga revestido com protetores de isolamento e alça metálica fixada na parte lateral e posterior destinada aos passageiros. Ano passado, os 700 mototaxistas credenciados, que circularam no Festival da Virada, atenderam cerca de 10 mil passageiros nos cinco dias de festa.

Para esse ano, a expectativa dos mototaxistas é dobrar a clientela. De acordo com o presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais da Bahia (Asmop), Adailson Couto, a categoria está bastante animada. “A Prefeitura não tem medido esforços. Tivemos várias reuniões e o secretário tem montado uma verdadeira operação para que os regularizados circulem livremente na festa. Posso dizer que o povo será atendido por mototaxistas regulares, credenciados, identificados e prontos para ofertar o melhor serviço”, disse.

Ainda segundo o representante da classe, o Festival Virada Salvador é bastante esperado pela categoria. “Depois do carnaval, é a festa que aguardamos com mais ansiedade. O mês de dezembro é bom demais para gente, chegamos a ganhar o dobro dos outros meses. Com o nosso serviço, ganha a cidade, ganhamos nós e ganha a população”, comenta. A associação tem 855 mototaxistas, todos devidamente regulamentados.

Fiscalização – Durante todo o período da festa, 140 agentes da Semob estarão distribuídos no entorno da Arena Daniela Mercury, com intuito de garantir o bom funcionamento do transporte público (ônibus, táxis e mototaxistas). Somada a presença dos servidores públicos, a população também contará também com o Fala Salvador 156, canal de comunicação disponível 24h para fazer denúncias e reclamações.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados