Programa estimula qualificação de jovens para mercado de trabalho

Trezentos jovens passam por capacitação profissional continuada através do Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, iniciativa realizada em parceria entre o Parque Social e a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel). Os jovens, com idade entre 14 e 22 anos, estão atuando na função de auxiliar administrativo em órgãos da administração municipal e participarão dos encontros de Capacitação Teórica Intensiva por 17 meses.

A proposta do Jovem Aprendiz Empreendedor é capacitar o público jovem e inseri-los no mercado de trabalho, além de promover o protagonismo juvenil. Ao longo da capacitação serão 1.280 horas de carga horária dedicada ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. O cronograma de qualificação é composto por 16 disciplinas que buscam trabalhar habilidades e competências essenciais para atuação no mercado de trabalho.

Como diferencial, o Parque Social oferta a disciplina Projeto de Vida, onde os jovens são estimulados a pensar qual caminho querem traçar para o futuro. Além disso, é promovido acompanhamento psicossocial que permite que os jovens sejam assistidos por psicólogos durante toda a permanência do projeto.

A coordenadora do Jovem Aprendiz Empreendedor, Paula Alves, explica que a instituição tem como principal crença a capacidade das pessoas e comunidades como agentes de transformação do próprio destino. Ela acrescenta ainda que, ao longo do projeto, os jovens são acompanhados nos órgãos da administração pública municipal que foram destinados. “Mesmo lotados em diversos órgãos, o Parque Social realiza visitas periódicas com o objetivo de apoiar essa vivência e, assim, contribuir com a participação ativa do jovem enquanto cidadão consciente de suas responsabilidades” destaca Paula.

Este é o 4º ciclo do Jovem Aprendiz Empreendedor, que já formou 900 jovens. Todos os participantes recebem bolsa mensal equivalente à metade de um salário mínimo. “O projeto é muito importante para mim, pois tenho certeza que estou tendo uma grande oportunidade de alcançar todos os meus objetivos”, afirmou o estudante Jonathas Santos, 19 anos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados