Gastronomia de Salvador marca última edição do “Patrimônio É…” de 2018

A gastronomia como patrimônio cultural de Salvador será debatido no último encontro de 2018 do “Patrimônio É…”, a ser promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) nesta terça-feira (11), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O evento é gratuito e aproveita justamente o mês que engloba o caruru de Santa Bárbara e os festejos de fim de ano na cidade.

Com o tema “Gastronomia: patrimônio à mesa”, a roda de conversa terá as participações de Piri (Jailton Fernandes), mestre em formação de jovens para gastronomia e proprietário do Boteco do Piri; Vilson Caetano, professor da Escola de Nutrição da Ufba e que vem desenvolvendo pesquisas na área de Antropologia das populações afro brasileiras, alimentação e cultura; e Leila Carreiro, dona do restaurante Dona Mariquita, que tem como proposta resgatar as comidas típicas regionais servidas nas feiras livres da Bahia. A mediação fica por conta de Dalton Soares, repórter da TV Bahia e apresentador do quadro Panela de Bairro.

Preservação cultural – O Patrimônio É… é um projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município. Desenvolvido pela FGM, aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade Ag: Secom

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados