Festa da Padroeira e Rainha da Bahia, Nossa Senhora Conceição da Praia, atrai milhares de fiéis ao Comércio neste sábado (8)

Fiéis Devotos de diversos locais da Bahia e do mundo irão se concentrar nas ruas do Comércio neste sábado (8) para homenagear a Padroeira e Rainha do Estado da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia.

O preparatório para a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia teve início em 29 de novembro até o dia 7 de dezembro com o novenário em honra à Imperatriz da Bahia. No sábado (8) são celebradas missas na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia às 5h, 6h, 7h, 12h, 14h, 15h e 16h finalizando com a Missa da Amizade às 17h.

O ponto alto da festa será a missa solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 8h30. A missa solene é o ponto de partida para a procissão pelas principais ruas do Comércio, momento em que são conduzidas as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José, retornando à Basílica para a bênção com o Santíssimo Sacramento. Este ano, a festa religiosa tem como tema: “Com a Virgem Maria proclamamos: ‘Santo é o Seu nome’. Sede santos também vós”.

Tradição – A festa em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia é a mais antiga festa religiosa do Brasil, comemorada desde 1550. A primeira capela do Comércio foi erguida em taipa a pedido de Tomé de Souza que, segundo relatos, teria ajudado na construção. A igreja atual começou a ser construída em 1739. A celebração também ocorre nos bairros de Itapuã e Valéria, que contam, cada um, com uma Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados