Programa avalia alunos da rede municipal nesta quarta-feira (28)

A Prefeitura promove mais uma vez o Programa Salvador Avalia (Prosa), com o objetivo de checar o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental. Ao todo, 48.543 estudantes do 2º, 3º, 5º e 9º ano farão uma prova de Língua Portuguesa e outra de Matemática, nos turnos matutino e vespertino, nesta quarta-feira (28). O exame é desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), instituição especialista em medidas educacionais e avaliação, contratada pelo município.

As provas, com 21 questões cada, ocorrem nos mesmos moldes da Prova Brasil, cujas médias de desempenho são utilizadas, juntamente com a taxa de aprovação, para obtenção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados do Prosa servirão de base para o planejamento de políticas públicas municipais no sentido de avaliar as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem e investir em ações para saná-las.

Foram investidos cerca de R$ 3,3 milhões na operacionalização do programa, que tem duração de 18 meses. Além de amanhã, a avaliação será aplicada em 2019, nos meses de março e outubro. A aplicação das provas no 5º ano permite saber como os alunos estão fechando os anos iniciais do Ensino Fundamental. No 9º ano, é possível ter uma noção de como os alunos estão saindo do Fundamental para ingressar no Ensino Médio. Além disso, a avaliação serve como um preparo para a Prova Brasil, que será realizada no segundo semestre do próximo ano.

Progresso – As ações da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), têm refletido no constante crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A rede municipal superou a meta do Ideb de 2021 estabelecida pelo MEC para o Ensino Fundamental, nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), saltando de 4.7 em 2015 para 5.3 em 2017. A nota é superior aos 5.1 previstos para 2021. Se for comparado aos anos de 2011 e 2013, quando o resultado era de 4.0 em ambos, houve um aumento de 32,5%.

Nos anos finais (8º e 9º ano), Salvador foi a capital que mais cresceu, saltando da posição de número 24 para 18 no ranking das capitais. Ou seja, a cidade subiu seis posições, com um crescimento de 3.4 (em 2015) para 3.9 em 2017. Com isso, Salvador foi também a capital do país que mais avançou nos anos finais do ensino fundamental.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados