Prefeito dá início à reconstrução de escola na Fazenda Grande do Retiro

Em clima de felicidade, entre alunos e funcionários, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para demolição e construção do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Yolanda Pires, no bairro Fazenda Grande do Retiro, na manhã desta segunda-feira (26). Com a construção desse, que é o terceiro de 16 centros de educação a serem reconstruídos em Salvador, as crianças que são atendidas na unidade vão contar com um ambiente mais confortável, com mais salas e sem os atuais problemas oferecidos pela estrutura precária. A assinatura da ordem de serviço ocorreu no CMEI e foi seguida pela demolição de parte do equipamento.

O prefeito ACM Neto ressaltou a alegria em poder começar a semana com a assinatura de mais uma ordem de serviço para demolição e construção imediata do CMEI. “Quando eu cheguei à Prefeitura havia cerca de 50 escolas em pré-moldado. As professoras e diretoras se queixavam do calor e risco que elas ofereciam para os alunos. Aqui nós iremos construir uma escola com o mesmo padrão de uma unidade particular. Com o novo espaço, o professor vai ficar mais feliz, mais estimulado, a criança também vai ficar mais desejosa de ir para escola e o pai dará mais valor à educação”, afirmou Neto.

Diretora da unidade, Cláudia Regina Oliveira, de 40 anos, conta que além do calor insuportável que a estrutura em pré-moldado oferecia, em período de chuva, o local ficava molhado e as estruturas metálicas também davam choque, por conta da fiação exposta. “Essa construção é um sonho. Nem temos como mensurar a alegria que estamos sentindo. Agora vamos receber um centro novinho com mais vagas para a comunidade”, disse.

O CMEI, que atualmente atende a 126 crianças do grupo 1 ao 5, em tempo integral, terá a capacidade de atendimento ampliada para mais cem alunos. Enquanto o local passa por reforma, as crianças estão sendo atendidas no Complexo Educacional do Retiro, local que conta com toda a estrutura para o processo lúdico de aprendizagem, incluindo cantina e parque infantil. O local conta com 360 crianças dos três CMEIs que já começaram a ser demolidos.

O CMEI Yolanda Pires é a terceira de 16 unidades escolares que serão demolidas e reconstruídas pela Prefeitura, por meio de recursos municipais e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Será uma escola demolida por semana para dar lugar à nova estrutura. Para as 16 escolas, serão empenhados R$ 96 milhões. Apenas no CMEI Yolanda Pires, serão R$ 3.336.450,36. Com esse investimento, o prefeito espera ampliar a assistência à educação infantil e permitir aos pais que possam trabalhar, enquanto deixam os seus filhos nas creches.

Estrutura – Com 1.171,13 metros quadrados de área, a nova estrutura terá 28 espaços para instalação de coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, atividades diversas, parque infantil, solário, refeitório, cozinha, triagem de alimentos, depósito de merenda, lavanderia, depósito de material de limpeza, sanitários para alunos, professores, funcionários e pessoas com deficiência, plataforma elevatória para duas pessoas e guarita. Fotos: Iuri Pereira / Repórter Hoje

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados