Em nota, prefeitura de Salvador lamenta morte de morador de Fazenda Coutos III

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), lamenta a fatalidade que aconteceu neste domingo (25), na Rua Álvaro Leitegel, na Fazenda Coutos III, onde Vitor Dória faleceu ao tentar desobstruir uma manilha da rede pluvial do rio que passa na comunidade. A Seman ressalta que essa ação nunca deve ser feita por moradores, principalmente sem equipamentos de segurança e quando estiver chovendo.

Na localidade, choveu nas últimas 72 horas 45,6 milímetros. As chuvas afetaram toda a região do Subúrbio. Em caso de obstrução de canais e alagamentos, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil de Salvador (Codesal) através dos telefones 199 ou 156. Esse contato não foi feito pelos moradores da Rua Álvaro Leitegel, cujo canal já foi limpo e desobstruído em outras ocasiões pela Seman.

A Seman já executou a limpeza de 62 canais em 2018. Isso corresponde a 30km de canais limpos, em ação fundamental para a prevenção aos impactos negativos das chuvas. No local onde aconteceu a fatalidade, o trabalho de limpeza é prejudicado devido ao bloqueio das residências construídas irregularmente no leito do rio. Ou seja, é perigoso até mesmo para os colaborados da Prefeitura atuarem quando os índices pluviométricos são altos. Dessa forma, é mais perigoso ainda para quem está sem equipamentos próprios para acessar a rede de drenagem, a exemplo das proteções individuais e utensílios para realizar a limpeza manual.

Para piorar a situação, as chuvas provocam o carreamento de grande quantidade de lixo, descartado de forma irregular na localidade, para a manilha. Isso também dificulta o trabalho de limpeza do canal.

Previsão – A previsão é de chuvas fracas e moderadas entre hoje (26) e amanhã (27), com risco de alagamento em áreas de Salvador. Nesta quarta-feira (28), há a possibilidade de ocorrerem chuvas fracas a qualquer hora do dia, no entanto sem risco para alagamentos. Já entre quinta-feira (29) e domingo (02), prevalecerá o tempo ensolarado, mas com a possibilidade de chuvas fracas e isolada ao longo do dia.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados