Baianos aprendem em oficina como produzir figurinos para musicais

Entender que o figurino serve de instrumento para o ator exercer o seu papel foi a primeira lição que a figurinista Carol Lobato apresentou na tarde desta sexta-feira (09), no Teatro Gregório de Mattos. A lição foi dada aos participantes da oficina gratuita Figurino para Espetáculos Musicais, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), através da Fábrica de Musicais.

Formada em moda e trabalhando com figurino para espetáculos há mais de 15 anos, Carol destacou a importância do figurinista possuir uma visão holística do processo de construção das peças, abordando desde o processo de decupagem do texto da montagem até a negociação para adaptações em consonância com os gostos pessoais dos artistas envolvidos.

“Darei aqui um panorama das diferenças do figurino para musical e o que difere ele dos outros tipos de figurinos. Ele tem que se adaptar, por exemplo, a coreografia, aos tipos de dança, movimento, precisa ter uma manutenção diferenciada porque o desgaste é maior… Tem algumas especificidades”, pontuou.

Lobato possui trabalhos realizados para publicidade, cinema e espetáculos teatrais. Ela assinou figurinos para os principais diretores teatrais como Moacyr Góes, Cristina Moura e a dupla Charles Moeller & Cláudio Botelho. Neste sábado (10), a oficina tem continuidade das 15h às 19h, encerrando o ciclo de atividades voltadas à construção de figurinos para musicais.

A Fábrica de Musicais tem como objetivo promover o intercâmbio artístico entre profissionais locais com de outras regiões do país para fomentar a estética desse gênero de espetáculo. O resultado final do projeto é a montagem de Sonho de uma Noite de Verão, clássico de William Shakespeare, na versão de Adriana Falcão, adaptado e dirigido por João Falcão.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected]. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e residir na Bahia – é exigido comprovante de residência emitido nos últimos seis meses. Mais informações também podem ser conferidas no site ou redes sociais do Coletivo 4.

Confira a programação das próximas oficinas:

13 e 14/11 – 15h às 19h – Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais, com Yacoce Simões – 1 turma para 50 pessoas.

20 e 21/11 – 15h às 19h – Áudio e Microfonista, com Andrea Zeni – 1 turma de 50 pessoas.

27 a 30/11 – 15h às 19h – Preparação e Interpretação Vocal, com Angelo Rafael e Carlos Eduardo Santos – 2 turmas para 40 pessoas cada.

04 a 07/12 – 15 às 19h – Corpo e Coreografia, com Roberto Montenegro – 2 turmas para 40 pessoas cada.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados