No início do Novembro Negro, Ireuda Silva pede intensificação no combate ao racismo

Neste 1º de novembro, mês da Consciência Negra, a vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação, pede que o poder público intensifique e se articule em prol do combate ao racismo. A republicana lembra que o aumento dos casos de discriminação e de assassinato de jovens negros no Brasil compõem um cenário alarmante.

“Segundo o Atlas da Violência 2018, com base em dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016, a taxa de homicídios de indivíduos negros cresceu 23,1%. Por outro lado, a taxa entre indivíduos não negros caiu 6,8%”, pontua a vereadora.

“Isso mostra que a luta está longe de chegar ao fim. Além da violência, sabemos que as condições e ofertas de trabalho e renda ainda são extremamente desiguais. E isso se deve, em grande medida, ao fato de que a parcela negra da sociedade é também a mais pobre e com menos acesso a educação de qualidade”, acrescenta Ireuda.

Desde o início do seu mandato, a republicana apresentou uma série de projetos voltados ao tema, entre os quais está a indicação ao governador Rui Costa para implantar uma Delegacia Especializada no Combate a Crimes Raciais e aos Delitos de Intolerância Religiosa. Há também dois projetos de indicação ao presidente da República, Michel Temer, que sugerem o aumento das penas por injúria racial e racismo.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados