SIMM promove dia D com mais de 100 vagas para pessoas com deficiência

Em celebração ao Dia D da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência, idealizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Serviço de Intermediação de Obra Municipal (SIMM) promove, nesta segunda-feira (29), atendimento exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). São ofertadas mais de 100 vagas para as funções de Porteiro, Motorista, Auxiliar Administrativo e Recepcionista, dentre outros.

Durante toda a manhã, os usuários que compareceram ao SIMM com laudo médico, atestado de escolaridade, carteira de trabalho e comprovante de residência, receberam atendimento e foram encaminhados para uma das vagas ofertadas. Uma das pessoas atendidas foi Silvana Sousa, de 39 anos, portadora da poliomielite no membro inferior esquerdo.

Ela conta que, em dias comuns, as oportunidades são menores e destaca a importância do Dia D. “Ter um dia exclusivo para as pessoas com deficiência é muito importante porque nos traz mais oportunidades de trabalho. Chegamos aqui com a certeza que vamos encontrar vagas direcionadas para pessoas com deficiência. É uma atenção especial que nos é dada e isso é essencial”, declara.

Fomento – Por lei, 2% a 5% do quadro de funcionários de uma empresa deve ser formado por pessoas com deficiência. No entanto, a realidade ainda é diferente do que exige a lei. O diretor de Trabalho do SIMM, Bruno Mendes, já idealiza que, ao invés de promover uma vez por ano, pretende realizar este atendimento uma vez por mês. “É de grande importância um dia como esse porque fomentamos a questão das vagas para pessoas com deficiência. Estamos fazendo um trabalho para realmente inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, afirma.

A ação também serve para despertar nas empresas a necessidade da inclusão dessas pessoas, fazendo com que novas parcerias sejam fechadas para que esse público tenha mais oportunidades. “Só para essa ação conseguimos uma parceria com 20 empresas, e nosso desejo é que outras empresas nos procurem para que mais vagas possam ser ofertadas”, declara Mendes.

Formado em Administração e desempregado há quatro meses, Alansandro Borges, 38 anos, que é portador da poliomielite, demonstra gratidão com o espaço dado a ele. “Estou sendo muito bem atendido aqui e agradecido pela oportunidade que está sendo dada para nós. As empresas precisam entender que podemos ter limitações, mas temos muito mais conhecimento e força de vontade que podem ser agregadas a elas”, declara.

Atendimento diário – As pessoas com deficiência que tiverem interesse em buscar uma oportunidade de emprego, pode se dirigir ao SIMM de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com laudo médico, atestado de escolaridade, carteira de trabalho e comprovante de residência. A sede do SIMM fica localizada na Avenida Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados