Workshop sobre resiliência reúne moradores de Novos Alagados

Com o objetivo de avançar na elaboração da estratégia de resiliência de Salvador, foi realizado nesta quinta-feira (25) o workshop “Brincando no meu bairro”. O evento reuniu cerca de 60 moradores da comunidade Novos Alagados, situada no Subúrbio, com o intuito de mapear os principais problemas e desafios enfrentados por quem vive na região. Na ocasião, também foram debatidas soluções que possam promover a melhoria da qualidade de vida no local.

O foco das discussões foi o acesso aos espaços públicos e serviços básicos oferecidos para a comunidade. Durante o evento, foram feitas rodas de conversa, atividades lúdicas, brincadeiras e jogos. “Hoje eu me diverti bastante, fiz colagens com os lugares que gosto de ir e que não gosto de ir aqui no bairro. Também teve apresentação de capoeira”, conta Ana Francisca Vieira, de 9 anos.

A marisqueira Juelice Santos, 40, participou do evento e aprovou a iniciativa. “A prioridade foi para a gente falar sobre o que precisa para a melhoria do bairro onde a gente mora. Falamos sobre a comunidade, o que é bom aqui e o que ainda precisa melhorar”, afirma. Juelice também levou o filho Kauê, de 5 anos. “Ele brincou, fez pintura e ainda trouxe para casa um vasinho com a semente de coentro que eles plantaram lá”, completa.

Segundo o secretário da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, o workshop faz parte de uma série de ações que têm sido realizadas para debater a resiliência na capital baiana. “Esse momento de diálogo com a população é essencial para estruturar intervenções efetivas, adequadas ao contexto de cada região da cidade e que sejam capazes de prepará-las para os desafios urbanos”, salienta.

A diretora de resiliência da cidade, Adriana Campelo, destaca a relevância do encontro para a criação do plano de resiliência de Salvador. “A ideia é que a gente possa traçar a estratégia com a participação dos cidadãos. Assim, é fundamental identificar suas percepções sobre a cidade e ouvir as sugestões que eles têm a oferecer”, explica Adriana.

O evento foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com a Arup – empresa especializada em gerenciamento de projetos – e a Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI). A iniciativa integra as ações da segunda fase de elaboração da estratégia de resiliência de Salvador, que está sendo desenvolvida por meio do Programa 100 Cidades Resilientes, da Fundação Rockefeller.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados