Cerca de 20 mil livros são distribuídos durante a V Parada do Livro

Cerca de 20 mil livros foram distribuídos gratuitamente para o público da Praça Dois de Julho (Campo Grande), nesta sexta-feira (19). A distribuição fez parte da V Parada do Livro, movimento de incentivo à leitura promovido pelo Plano Municipal do Livro da Leitura e da Biblioteca (PMLLB) com o apoio de diversas entidades parceiras, entre elas a Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Além do acesso às obras expostas em 10 estandes, quem foi ao local contou com uma programação artística e cultural variada, que incluiu a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal, a intervenção artística de alunos de colégios, rodas de conversa, saraus e sessões de autógrafos. Esse ano, a FGM lançou o Coreto Itinerário, uma estrutura móvel, que circulou a praça com recital de poemas, poesias, cordéis e letras de canções. Outra novidade foi o estande Casa das Letras, com exposição de textos sobre Olavo Bilac, autor do Hino da Bandeira e homenageado do ano.

O evento teve início às 9h e se encerrou às 17h. Entre o público, crianças e adolescentes se encantaram com livros infantis e com a contação de estórias realizada por voluntários. Várias escolas da rede municipal e estadual das proximidades promoveram passeio para que os alunos participassem. Cada pessoa teve acesso a um voucher que deu direito a três livros de livre escolha. Entre as opções, havia literatura, infantil, ciências exatas e religião.

A estudante Lindiane Paixão, de 22 anos e a irmã Laís Paixão, de 31, aproveitaram para compor a estante com livros de Informática e dicionários de língua portuguesa e inglesa. “Achei legal, inclusive a escolha do local, ao ar livre. Eu gosto muito de ler e esses livros serão muito úteis”, contou Lindiane.

“Essa já é a quinta edição e nos deixa muito mais contentes porque a cada ano ela cresce. Para nós, membros do PMLLB, dá uma esperança de mudança sobre a leitura do país. Às vezes, o que falta é estimular a leitura com a doação de livros. É uma alegria acompanhar o aumento dos interessados na Parada do Livro”, diz Roseli Andrade, presidente do PMLLB.

Parceria – A Parada do Livro depende da ação de voluntários, que todo ano realizam doações de exemplares para o evento ou atuam diretamente nos estandes, atendendo ao público. Esse ano, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Conselho Regional de Biblioteconomia, Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Católica do Salvador (UCSal), Faculdade Social da Bahia (FSBA), Fundação Dois de Julho Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), Unipaz, Wish Hotel da Bahia, Livraria LDM, Disk Livros Itaigara e VLEX, entre outras instituições.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados