Importância do autoexame é tema de evento com mulheres da terceira idade

Movidas pela sede de conhecimento a respeito das doenças que podem acometer o público feminino, um grupo de mulheres da terceira idade se reuniu para debater a temática do câncer de mama nesta quarta-feira (17), no Centro Comunitário Clériston Andrade (Cecom), na Praça Lord Cochrane. O encontro foi promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), como parte do projeto SPMJ Itinerante, que tem a proposta de levar conhecimento às mulheres de todas as áreas da cidade.

O público alvo da conversa foi selecionado com base na faixa etária com maior suscetibilidade a desenvolver o câncer de mama: mulheres a partir de 50 anos. Motivada pela campanha do Outubro Rosa, a palestra buscou elucidar dúvidas sobre a importância do autoexame, quais as características que devem ser observadas pela mulher no próprio corpo – a fim de encontrar ou descartar vestígios da doença precocemente –, além de tratar como o corpo reage à doença.

A palestrante do evento e técnica de Formação em Gênero e Raça da SPMJ, Janildes Lima, explicou os encontros permitem que as mulheres se sintam à vontade para questionar assuntos inerentes ao seu próprio corpo, antes eram encarados como tabu. “Nossa conversa é norteada na necessidade do rastreamento da doença. Abordamos com as mulheres mitos sobre o câncer de mama e falamos sobre os fatores de risco. A proposta é justamente compartilhar conhecimento e mostrar como fazer para ter entendimento das formas em que se apresentam o câncer, o que é normal para cada mulher, o que observar no corpo e a importância do autoexame”, destacou.

Roteiro de atividades – Na próxima quarta-feira (24), às 14h, palestra semelhante irá ocorrer no CMEI Mussurunga (Rua José Bispo dos Santos). Desde quando a campanha do Outubro Rosa teve início na capital baiana, outras palestras em pontos diferentes da cidade ocorreram através do projeto SPMJ Itinerante. Além do evento de hoje, os encontros passaram nos bairros Jardim Nova Esperança, Pau da Lima e Calabetão.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados