Praças de Salvador são opções de lazer para o Dia das Crianças

Para as crianças comemorarem o dia dedicado a elas nesta sexta-feira (12), com muita diversão ao ar livre e pertinho de casa, uma boa opção são as praças existentes em Salvador. Quase 400 espaços de convivência e lazer foram construídos ou requalificados pela Prefeitura, desde 2013, e a nova configuração desses equipamentos públicos dá o ar de um verdadeiro playground, além de garantir aos cidadãos a diversão dos filhos sem grandes custos e, claro, estimular o contato com outras crianças.

Além dos brinquedos e espaços para o público infantil, as praças são adaptadas com rampas, piso tátil e brinquedos com acessibilidade, contribuindo com a inclusão das crianças com deficiências em parques infantis. Nos espaços, os pequenos contam com novidades como a Casa de Tarzan, o Parque dos Dinossauros e o Espaço Games. “Fazemos a criança se sentir acolhida no espaço público, onde há espaços para todos os tipos de pessoas”, pontua o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Marcílio Bastos.

Ainda segundo Bastos, essa foi uma proposta da gestão que tem sido estudada pelo Laboratório de Projetos e Geotecnologias da Desal. “Estamos levando lazer a quem mais precisa. Neste Dia da Crianças, a Prefeitura deseja muito mais sorrisos, mais cambalhotas, mais saúde e muita diversão para todos os pequenos”, pontuou.

Praças – Distribuídos nos 163 bairros de Salvador, os equipamentos são desenvolvidos e fabricados pela própria Desal, vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), diminuindo custo e tempo e facilitando a manutenção das praças. Dentre as maiores estão a Lord Cochrane (Avenida Garibaldi), dos Dendezeiros (Ribeira), Benjoim (Caminho das Árvores), ACM (São Caetano), Largo do Tanque, Rotatória de São Marcos (São Marcos) e da Bíblia (Avenida Ogunjá). Até o final deste ano, outras 40 praças serão inauguradas após construção ou requalificação.

A maior praça municipal de Salvador, com 37 mil m², é a João Mangabeira, nos Barris. Inaugurada em março de 2017, lá é possível encontrar uma grande movimentação de crianças e adolescentes. Beneficiado com trabalho de paisagismo, o local tem como diferencial áreas para piquenique e gastronomia, além de quadra poliesportiva e um campo de futebol com vestiário, que costuma receber crianças de escolinhas de futebol para campeonatos e treinos.

Ao longo da gestão, alguns bairros foram presenteados com mais de um equipamento, como Boca da Mata, Pernambués, Castelo Branco, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Itapuã, dentre outros. Pelo menos 80% das praças construídas ou requalificadas pela Desal estão em bairros carentes. Os espaços de lazer têm sido requalificados levando em consideração a história e características de cada comunidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados