Edital do Canal do Sertão Baiano é publicado no Diário Oficial

Considerada a maior obra do interior do estado, projeto foi reativado através do deputado Aleluia.

O edital de licitação do projeto básico do Canal do Sertão Baiano foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (02/10). A obra será responsável por garantir segurança hídrica a 44 municípios e 1,5 milhão de baianos.

Antes abandonado, o projeto de integração do Rio São Francisco a 8 bacias hidrográficas do norte e nordeste do estado foi reativado por intermédio do deputado federal Aleluia (Democratas-BA). O democrata foi responsável por articular junto ao Ministério da Integração Nacional, à Codevasf e à bancada baiana o empenho de R$ 30 milhões no Orçamento de 2018 para licitar o projeto inicial, após anos sem dotação orçamentária.

“Esta pode ser considerada a obra mais importante do estado nos últimos 30 anos. Vamos criar uma estrutura de integração entre os principais rios do norte e nordeste baiano, garantindo segurança no fornecimento de água o ano todo. Isso vai mudar a realidade de uma região castigada pela seca, mas que agora terá condições de multiplicar sua área agrícola e atrair indústrias. Estamos falando de mais de 45 mil empregos espalhados pelo interior”, comemorou Aleluia.

O CANAL
O Canal vai captar água na última estação elevatória de Sobradinho e seguir por força gravitacional em direção a Juazeiro, onde será responsável pela conclusão do Projeto Salitre, irrigando 32 mil hectares no município.

Em seguida, o sistema adutor segue no sentido sul, integrando as bacias dos rios Salitre, Curaçá-Vargem, Macururé, Itapicuru, Tourão-Poções, Vaza-Barris, Paraguaçu e Jacuípe. São mais de 300 quilômetros de extensão até desaguar na barragem de São José do Jacuípe.

“Essa obra é uma verdadeira maravilha da engenharia, pois usa a força da gravidade durante todo o trajeto, interliga bacias e ainda reinsere a água captada ao curso natural de um importante rio. Fico orgulhoso como engenheiro, como professor, mas também como um deputado federal que entende que a nossa atuação não pode se limitar a só trazer carro-pipa quando a seca chega. Lutar por grandes projetos deve estar acima de qualquer interesse eleitoral” afirmou.

Confira a lista das cidades que serão impactadas pelo projeto:

Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Miguel Calmon, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Santaluz, São Domingos, Valente, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Candeal, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ichu, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Tapiramutá, Saúde, Uauá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Sobradinho e Juazeiro.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados