Operação de ônibus tem horário prolongado durante Festival da Primavera

Para garantir a tranquilidade dos soteropolitanos que vão curtir os eventos do Festival da Primavera neste fim de semana, as secretarias municipais montaram um esquema especial de operação. Para atender a demanda dos shows no Rio Vermelho, no sábado (22), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá prolongar a operação de sete linhas de ônibus que passam pela região da festa até 1h da manhã de domingo (23).

Serão disponibilizados três veículos da frota reguladora. Esses ônibus estarão à disposição dos agentes de fiscalização, das 19h às 2h, na Estação da Lapa. Os usuários terão, também, cinco pontos de táxis nas redondezas da festa: Largo da Mariquita, Largo Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e próximo ao Bompreço do Rio Vermelho. A população poderá contar com um ponto de mototáxi que ficará situado nas proximidades do Bompreço do Rio Vermelho, ao lado do ponto de táxis.

São sete linhas que terão o atendimento prolongado até 1h: Estação Mussurunga-Barra 1; Aeroporto-Lapa; Vale dos Rios/Stiep R4; Rio das Pedras – Campo Grande R1; Aeroporto – Campo Grande; Praia do Flamengo – Sé; Estação Pirajá – Barra 1.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) irá realizar ações preventivas nos locais onde serão realizados eventos em espaços públicos durante o Festival da Primavera para notificar comerciantes sobre a proibição de vendas de bebidas em garrafas de vidro fora dos estabelecimentos. Além disso, os agentes do órgão irão fiscalizar as atividades e publicidades irregulares.

Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar no ordenamento do comércio informal com a participação de 36 fiscais, no sábado, das 18h às 2h, no evento do Rio Vermelho, e no domingo, de 1h até as 13h, em apoio à Maratona de Salvador.

Serão dez fiscais da Semop, monitorando o som emitido nos shows e verificando o licenciamento sonoro de estabelecimentos comerciais do entorno, desativando som em veículos no perímetro dos eventos. O objetivo da ação é fazer cumprir a Lei do Silêncio (Nº 5.354/98), que prevê o volume de 70 decibéis entre 7h e 22h, e de 60 decibéis das 22h às 7h. Outra equipe de sonora estará de plantão para atender às denúncias dos cidadãos feitas através do Fala Salvador (156).

A parte operacional da Secretaria de Manutenção (Seman) irá funcionar normalmente durante o Festival da Primavera, realizando ações de drenagem, pavimentação, recuperação de escadarias, podas de vegetais, Operação Tapa-Buracos, limpeza de canais, dentre outros serviços que estejam na programação vigente.

Transporte para maratona – Para atender os usuários do transporte público que vão participar da Maratona Salvador 2018, no domingo, a Semob antecipou em uma hora a operação de quatro linhas de ônibus. A operação deverá iniciar às 4h da manhã para atender a população que irá participar da maratona.

As linhas Estação Pirajá-Barra 1, Estação Mussurunga-Barra 1, Lapa-Barra Avenida/Barra e Paripe-Barra funcionarão antecipadamente. Além disso, durante o evento, as linhas de ônibus que circulam pelo trecho terão seus itinerários modificados de acordo com as interdições da Transalvador.

Interdições – Para que tudo funcione da forma mais tranquila possível durante a realização da Maratona da Cidade de Salvador, no domingo, a Transalvador montou um esquema especial de funcionamento.

A corrida acontecerá na Orla Marítima, entre Farol da Barra e a Praça de Piatã, passando pelas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães Junior e ACM. Além dos 42k, serão disputadas as provas de 5k, 10k e 21k (meia maratona).

A largada simultânea das provas de 42k e 21k está prevista para às 5h30, no Farol da Barra. Por esse motivo, o trânsito será interditado a partir das 3h para montagem das estruturas e preparação do percurso. Serão realizados desvios, bloqueios e compartilhamentos de tráfego ao longo dos 42 quilômetros com o objetivo de viabilizar a realização do evento com segurança para os atletas e, ao mesmo tempo, fluidez ao trânsito.

O trecho entre o Farol da Barra e o Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, será interditado. O tráfego vai ser desviado para vias alternativas, como Centenário, Garibaldi e Adhemar de Barros. Haverá também bloqueio entre o Jardim de Alah e a Praça de Nova Piatã, com apenas um compartilhamento, do retorno próximo à Av. Orlando Gomes até após o estacionamento da Praça.

Em alguns trechos do percurso, as faixas serão compartilhadas, ou seja, os veículos poderão passar ao mesmo tempo que os atletas, já que grades farão a separação da pista. Isso acontecerá nas avenidas Reitor Miguel Calmon, Anita Garibaldi e Juracy Magalhães Junior e também entre a Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, e a Av. Octávio Mangabeira.

Na Av. ACM, o tráfego será desviado, no sentido Pituba, para a via marginal, a partir do Parque da Cidade, e no sentido oposto, a partir do Shopping Itaigara. Os cruzamentos do perímetro serão interditados, com exceção do Hotel Fiesta e próximo à Ladeira de Santa Cruz, sendo ambos monitorados para acesso dos veículos à via marginal.

O cruzamento do Lucaia será bloqueado e desvios do tráfego serão realizados nos seguintes sentidos: Vasco da Gama para Rio Vermelho – desvio para Garibaldi; Rio Vermelho para Vasco da Gama – desvio para Rua Lucaia; Garibaldi para Av. Juracy Magalhães Junior – desvio para Rua Conselheiro Pedro Luis e Rua Lucaia.

O tráfego também será desviado no Largo da Mariquita para a Rua do Meio, no Rio Vermelho. A partir da Praça Brigadeiro Farias Rocha será implantado um compartilhamento até o Jardim de Alah.

Agentes da Transalvador estarão por todo percurso para garantir o ordenamento e a fluidez do trânsito no dia da Maratona. Aliado a isso, a o órgão ressalta a importância dos condutores e pedestres ficarem atentos às interdições e à sinalização específica nas vias no dia da corrida.

Estacionamentos – Os atletas e o público geral terão espaços reservados na Barra para deixarem os veículos. Estacionamentos estarão reservados na Avenida Almirantes Marques de Leão e no lado esquerdo da rua Marquês de Caravelas, bem como nas transversais da Afonso Celso. O shopping Barra também disponibilizará vagas para os competidores. Em todo o percurso da prova, o estacionamento estará proibido, bem como em toda extensão da Rua do Meio, no Rio Vermelho.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados